Fundação Vanzolini certifica primeiro centro sustentável do Brasil

Primeiro centro sustentável do Brasil

O CES terá diversos elementos sustentáveis como placas solares, captação e reuso da água pluvial e reciclagem de resíduos.

Nessa quinta-feira (16/6), a Fundação Alphaville entrega para a prefeitura de Carapicuíba o primeiro Centro Sustentável na Granja Viana. O objetivo é que o espaço de uso coletivo possa ser utilizado por instituições do terceiro setor e pela Prefeitura de Carapicuíba para realização de palestras, eventos, feiras e até servir como espaço de coworking (modelo de trabalho que foca em incentivar a troca de ideias, networking, compartilhamento e colaboração entre profissionais de diversas áreas).

O evento de entrega acontece conta com a presença do prefeito de Carapicuíba, que assinará um termo de Cooperação entre Prefeitura e Fundação Alphaville. O CES Granja Viana, construído pela Fundação Alphaville, ficará sob gestão da Prefeitura de Carapicuíba. A Fundação Alphaville atuará como apoiadora do espaço, através da capacitação técnica e transferência de conhecimento aos profissionais do município que assumirão a administração do local.

O Centro é o primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA-HQE. O certificado, aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, garante que o espaço é uma construção sustentável. Projetado pelo arquiteto Marcelo Leal, o CES Granja Viana terá diversos elementos sustentáveis como placas solares, captação e reuso da água pluvial e reciclagem de resíduos. Outra característica do espaço é a utilização de um biodigestor, que processa o esgoto dos banheiros e transforma em fertilizante para as plantas locais. Além disso, será utilizado mobiliário com selo de certificação ecológica e características arquitetônicas para fornecer melhor aproveitamento de luz solar, circulação de ar, conforto térmico e acústico.

Comentários