Fundação Vanzolini

Como um networking poderoso pode impulsionar sua carreira?

11 de março de 2022 | 6min de leitura
Compartilhe:

Ainda que estejamos em plena transformação digital e cada vez mais as máquinas façam parte dos processos, não podemos esquecer que o mundo do trabalho é feito por pessoas. E são elas que podem abrir portas, gerar oportunidades e somar em nossas jornadas profissionais.

Por isso, o networking continua sendo uma estratégia eficiente para impulsionar sua carreira!

Mas há um engano muito comum quando falamos em networking: será mesmo que só basta ter uma lista de nomes para acionar, em caso de necessidade? Nosso artigo de hoje explica o que é um networking poderoso e mostra que existem técnicas e caminhos mais inteligentes para construir e fortalecer sua rede de contato. Vamos ver?

O que é networking?

Para seguir com a nossa conversa por aqui, vale entender melhor a definição de networking. O conceito corresponde a uma rede de contatos de pessoas com interesses similares, que podem compartilhar informações, conhecimento e também gerar conexões significativas no mercado de trabalho – da vaga de emprego às parcerias de negócio.

Muito mais do que uma agenda de contatos, o networking é vivo, dinâmico e precisa estar em movimento continuamente para que reverbere de forma positiva na sua vida profissional e também na de outras pessoas. Resumindo: é algo que precisa estar incorporado em sua rotina, no cultivo de boas relações e na descoberta de novos vínculos.

Agora, é hora de entender como fazer isso. Siga a leitura!

Como fazer um networking poderoso?

Profissionais podem – e devem – formar seu networking não apenas para os momentos em que procuram emprego, mas também para descobrir tendências, conhecer os debates da área, identificar oportunidades de parcerias e fomentar novos negócios para a empresa. E como aproveitar todas essas possibilidades de maneira mais efetiva? Bom, toda boa estratégia precisa ser planejada e ter um objetivo claro, por isso selecionamos cinco passos que não podem faltar na hora de construir, ampliar e manter ativo o seu networking.

1. Entenda o que você procura

Criar networking passa por um processo de autoconhecimento, porque é a partir de respostas sobre você e sobre seus objetivos que começa a nascer a formação de uma rede de contatos poderosa.

Assim, o primeiro passo é se fazer algumas perguntas:

– O que eu busco para minha vida profissional?
– Onde quero estar daqui a cinco anos?
– Quais assuntos me interesso e devo conhecer para me desenvolver?

Refletir sobre a área que você quer trabalhar, quais profissionais são suas referências e quais empresas você admira permite que você visualize as melhores formas e caminhos para chegar lá. Por exemplo, se você busca atuar em projetos de inovação e tecnologia, que tal fazer um mapeamento de pessoas relevantes nesse território? E isso nos leva ao passo seguinte!

2. Olhe ao seu redor e resgate a sua trajetória

Depois de entender a direção que deseja seguir, você pode iniciar o seu networking considerando um raio mais próximo. Olhe ao redor e entenda se há pessoas – parentes, amigos, colegas – que têm relação com a área, empresas, profissionais e com os assuntos que você traçou anteriormente. Além disso, ao longo da sua vida profissional, certamente você estabeleceu relações de trabalho e esses antigos contatos podem ser reativados. Dê o pontapé para alcançar novas conexões!

Seja neste começo ou em qualquer outro momento da formação da sua rede de contatos, não se esqueça: gentileza, transparência e generosidade são ingredientes indispensáveis para desenvolver laços sustentáveis, saudáveis e recíprocos.

3. Esteja presente e participe de conversas

Lembra quando falamos que o networking é algo vivo e dinâmico? É por isso que esta dica é tão importante! Seja no ambiente virtual – por meio do LinkedIn, por exemplo – ou em eventos presenciais, faz parte de uma estratégia inteligente “marcar presença”. Isso significa acompanhar e participar de debates sobre assuntos, estar em locais e oportunidades que reúnam pessoas interessantes para o seu desenvolvimento, levando a conhecer outros nomes!

Combinar encontros presenciais, como um almoço ou um café, cria um contexto mais favorável a conversas mais aprofundadas. Já as redes sociais, e-mail, mensagens ou chamadas de vídeo também podem ser bem aproveitadas para trocas mais pontuais, mantendo, assim, os contatos próximos. Parabenizar por uma promoção ou aniversário, comentar um conteúdo que foi publicado ou agradecer por uma informação são momentos oportunos para se manter ativo com sua rede.

Entenda qual a sua necessidade e a disponibilidade da outra pessoa para definir o melhor meio de se conectar.

4. Forme uma rede plural

A interdisciplinaridade é fundamental para a evolução profissional, em qualquer área. Por isso, ainda que você tenha definido um objetivo e um território central, vale a pena buscar contatos e pessoas que orbitam pela sua área de interesse, que têm diferentes experiências de vida (fure a bolha!), ou que sejam reconhecidas por habilidades e competências essenciais no mercado de trabalho – como pensamento crítico, liderança, influência etc. Explore outras frentes e enriqueça sua jornada com múltiplas visões, vivências e oportunidades!

5. Colabore com a sua rede

Networking que é networking de verdade é baseado em troca. Então, ao construir uma rede de contatos poderosa, você também precisa contribuir para impulsionar outras pessoas. Pense sobre quais assuntos e quais ligações você pode fazer para gerar parcerias bem-sucedidas e expandir as possibilidades de negócios. O lema “juntos vamos mais longe” cai muito bem para o networking genuíno!

Relações são fonte de aprendizado e crescimento e, na vida profissional, saber cultivá-las significa estar mais próximo de uma nova grande oportunidade! Empolgante, não é mesmo? Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a colocar em prática o networking que vai potencializar sua carreira!

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados