Você sabe como gerenciar crises na sua empresa?

Tempos de Crise

É certo que toda empresa, independente do porte ou segmento, vai ter que aprender como gerenciar crise em algum momento. Fatores internos ou externos podem interferir no andamento da empresa e é importante que o gestor esteja preparado para isso.

Como gerenciar crise na sua empresa?

Quando uma crise acontece é natural ter atitudes irracionais e se deixar levar pelas emoções já que há muitas coisas em jogo como: a vida, o patrimônio, a moral, os funcionários.

Muitos gestores tentam gerenciar crises por conta própria, porém se deparam com problemas complexos e com soluções não tão simples e acabam preservando seus interesses pessoais e não os da empresa. Agindo dessa forma, o gestor compromete e prejudica o alcance dos objetivos de médio e longo prazo da empresa.

Nesse momento é importante não tomar decisões sozinho e sempre procurar pessoas capacitadas para ajudar no problema.

Nas pequenas empresas, o mais comum é que o assunto seja colocado em segundo plano. Mas, é importante que haja sempre uma interação entre as hierarquias para que funcionários e gestores entendam o que está acontecendo e o que pode ser feito para solucionar. Em casos que isso não acontece, a equipe fica com medo e gera desmotivação, prejudicando a produtividade, ocasionando insegurança e boatos ‘o que está acontecendo realmente na empresa’?

Ciente deste cenário, no processo de estruturação e organização da empresa, entre as principais preocupações que o empresário deverá ter está a elaboração de um manual de como gerenciar crise na sua empresa. Ter sempre à mão atitudes que devem ser tomadas em situações de crise permite aos gestores maior rapidez na resolução do problema.

No gerenciamento de crise é importante que em todos os níveis de operação da empresa estejam alinhados para utilizar as mesmas ferramentas na hora de tomar decisões. Não importa o nível que o gestor atue, a decisão que tomar deverá ser a melhor para a empresa e não apenas para ele, o setor, a área ou departamento pelo qual é responsável.

Após uma crise, também é importante motivar os funcionários para que eles entendam que isso foi apenas uma fase.

Por David Lederman

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Sobre o autor

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education, promotor dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil e professor de pós-graduação na Fundação Vanzolini.

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