Qual o perfil do analista de negócios?

Qual o perfil do analista de negócios?

O analista de negócios necessita entender os problemas e as oportunidades dos negócios na forma de requisitos e recomendar soluções que possibilitam que a organização alcance seus objetivos. Para isso é necessário que este profissional tenha um perfil adequado para desempenhar este papel com sucesso.

Em primeiro lugar é necessário que ele compreenda com clareza como funciona a organização em que trabalha. Significa que deve saber quais são suas metas e objetivos, as políticas para o desenvolvimento de sua operação, mas também um pouco da cultura organizacional.

Deve também saber identificar os problemas e oportunidades para conseguir compreendê-los, apresentá-los de forma clara para que possam ser pensadas e encaminhadas soluções. Para isso, existem técnicas que precisam ser dominadas.

Além de todas as características descritas nos parágrafos anteriores, o analista de negócios é um profissional que trabalha intensamente com pessoas, conversa muito para identificar os problemas e soluções na organização. Para tanto, é necessário que ele consiga ser um negociador entre partes que têm visões diferentes das coisas, precisa ser um comunicador, um facilitador, quase um diplomata para poder conciliar interesses diversos na organização.

Para atender a tais demandas, o mercado exige, cada vez mais, a formação de profissionais que sejam multidisciplinares e que estejam sempre atualizados às tendências atuais do seu segmento de atuação.

Pensando em todas estas questões, a Fundação Vanzolini oferece um curso de capacitação em análise de negócios que apresenta diversas técnicas necessárias para o analista de negócio organizar e resolver os problemas das organizações, além de desenvolver algumas habilidades pessoais para o desempenho desta importante função. O treinamento é baseado no modelo guia BABoK – corpo de conhecimento da área de análise de negócios.

Clique e saiba mais sobre o nosso curso.

__________________________

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o blog e receba todos os nossos conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários