Análise de Negócios: alinhando projetos aos negócios

Análise de Negócios: alinhando projetos aos negócios

A Análise de Negócios trata de definir o escopo da solução para os problemas de negócio e o profissional de linha de frente que faz esta análise deve estar capacitado a identificar as necessidades de negócios e saber especificar o que os profissionais de TI devem fazer através de ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento de projetos com maior garantia de sucesso ao alinhar a Tecnologia da Informação e o negócio.

Cabe ao profissional de Análise de Negócios entender como a organização funciona, quais são seus objetivos e, acima de tudo, de que forma ela pretende atingir suas metas identificando quais mudanças são necessárias para possibilitar o atendimento do propósito da empresa e ainda vencer novos desafios.

A partir de um novo posicionamento estratégico, o analista de negócios irá proporcionar à organização a possibilidade de executar atividades diferentes de seus concorrentes ou executar atividades similares de formas diferentes, dando mais valor aos consumidores ao oferecer custos menores. Ao posicionamento estratégico soma-se o alinhamento dos portfólios de projetos de TI com objetivos em negócios e dos projetos de TI em objetivando mudanças no contexto mais amplo do negócio.

Para que estas mudanças ocorram, é necessário desenvolver soluções que irão sensibilizar grande parte dos setores da organização como mudanças organizacionais, melhoria de processos, criação de novos softwares e facilidade para identificar rapidamente novas oportunidades e ações para aumentar a produtividade destas empresas em tempos de crise. E como estas alterações em aplicações existentes passam por TI nas organizações, a equipe responsável precisa estar preparada para novos projetos.

O Curso de Capacitação em Análise de Negócios da Fundação Vanzolini é um programa totalmente inovador, pois engloba a interface entre a área técnica de computação e as áreas de gestão e operação das empresas que vem sendo ministrado com sucesso desde 2009. Seu conteúdo é apoiado no Corpo de Conhecimento em Análise de Negócio – BABoK® (versão 3.0), sem ficar restrito a esse modelo.

Clique e saiba mais sobre o curso.

Comentários