Certificação AQUA como ferramenta de gestão na Construção Civil

Certificação AQUA como ferramenta de gestão na Construção Civil

A Certificação AQUA-HQE, desde a sua primeira versão em 2008, vem crescendo e contribuindo para o desenvolvimento da construção sustentável no Brasil.

O amadurecimento do mercado reflete na atualização dos referenciais técnicos, que atualmente encontra-se na quarta versão, lançada em 2016, desafiando empreendedores, projetistas e construtores a continuarem pelo caminho da alta qualidade ambiental em seus empreendimentos.

Concebida pela Fundação Vanzolini a partir do referencial francês Demarché HQE, o AQUA inaugurou no mercado brasileiro a reflexão da construção sustentável tendo como base a legislação, o embasamento normativo e as características construtivas, ambientais e sociais do Brasil, um grande ganho considerando que as principais economias mundiais possuem certificações ambientais de edificações pautadas em suas características locais.

Certificação AQUA como ferramenta de gestão:

Um dos grandes destaques da Certificação AQUA é a importância dada para o sistema de gestão desenvolvido para a elaboração de um empreendimento com alta qualidade ambiental. Baseado no PDCA (Plan, Do, Check and Act) o AQUA convida à elaboração de bases que permitam o planejamento, execução, monitoramento e retroalimentação tendo em vista a qualidade e o atendimento das metas de sustentabilidade para o empreendimento.

A busca pela excelência na qualidade é um dos valores da Fundação Vanzolini, que inclusive certifica a ISO 9001, e que reflete no AQUA como preocupação durante todo o processo de certificação, sendo avaliado pelo corpo de auditores durante as três auditorias presenciais, podendo ser alvo de melhorias e desenvolvimento para otimização da aplicação das metas de sustentabilidade, tornando-se assim uma excelente ferramenta de gestão e controle para o empreendimento.

Certificação AQUA

Figura – Sistema de Gestão do Empreendimento AQUA Fonte: Ecobuilding Fórum

O sistema de gestão do empreendimento, exigido pelo AQUA, é composto por diversas partes cujo objetivo é definir com clareza o comprometimento, as competências e responsabilidades dos profissionais envolvidos, identificando as expectativas de todas as partes envolvidas no processo e as metas de sustentabilidade que serão buscadas.

A comunicação, monitoramento e análises críticas são ferramentas fundamentais para o sucesso do sistema de gestão e o AQUA traz especial atenção para elas, exigindo inclusive que sejam definidos procedimentos para ações corretivas no caso de desvios ao longo do processo.

Cabe destacar a preocupação da certificação AQUA com o desenvolvimento do empreendedor e dos profissionais envolvidos, através da exigência de elaboração de um balanço do empreendimento, ao final do processo, cujo conteúdo deverá ser composto pelos desvios relacionados às metas de sustentabilidade, prazos e custos, e as soluções adotadas, além da avaliação da conformidade dos projetistas, consultores e construtores, cujo material deve servir de embasamento para tomada de decisões mais assertivas no desenvolvimento de futuros empreendimentos, fechando o ciclo do PDCA proposto pela certificação.

Destaca-se portanto que a certificação AQUA vai além da definição de propostas para o aumento da eficiência e qualidade ambiental dos empreendimento, ela emerge como uma ferramenta para definição e melhoria dos sistemas de gestão que norteiam a construção civil brasileira, permitindo assim o atendimento e manutenção das bases sustentáveis de sua concepção.

autor: Prof. Paulo Pinheiro | fonte: SustentArqui

Comentários