A importância da atualização profissional durante a crise

A importância da atualização profissional durante a crise

Em tempos de crise econômica, até mesmo os profissionais mais experientes costumam ter uma sensação de insegurança. Afinal, com a queda na demanda por serviços e a necessidade das empresas reduzirem custos, como não ser o próximo da lista de demissões? Um antídoto para essa situação, no entanto, pode estar ao seu alcance: a atualização profissional.

Muito diferentes do conhecimento da graduação, os cursos de atualização, capacitação e pós-graduação preparam o profissional para enfrentar os desafios que ele encontra no dia a dia, depois de ter iniciado sua carreira. Superando aquele conhecimento mais teórico ou técnico obtido, eles fornecem ferramentas para lidar com questões mais práticas.

Mas será que, em um momento de tanta incerteza, vale realmente a pena investir nessa capacitação? Selecionamos alguns motivos que vão levá-lo a considerar seriamente essa possibilidade. Afinal, o que a atualização profissional pode fazer por você?

Capacita para solucionar problemas

Quando se passa por um momento de crise econômica, a primeira medida tomada pelas empresas costuma ser a diminuição de custos, com consequente redução no quadro de colaboradores.

Diante da demissão de colegas, aqueles que permanecem costumam se deparar com situações que, antes, eram resolvidas pelos antigos funcionários.

Portanto, nesse momento delicado de instabilidade, o que as organizações mais desejam é que seus colaboradores sejam capazes de “vestir a camisa” e solucionar os problemas decorrentes dessa reestruturação.

Cursos de atualização, sejam voltados para pós-graduação ou certificações em geral, costumam trazer aos seus alunos novas ferramentas para a solução de problemas.

Pode ser que a solução passe por conhecimento técnico, descoberta de novos materiais ou aquela estratégia de gestão do momento. O fato é que essas ferramentas podem fazer a diferença para você se tornar o colaborador indispensável, que nenhuma empresa quer perder.

Representa um diferencial competitivo para a empresa

Tanto quanto a contenção de despesas, durante a crise, as empresas precisam captar novos clientes, e é nesse aspecto que a atualização do profissional pode contribuir como um diferencial competitivo até mesmo para a própria empresa.

Dependendo do curso, a certificação do profissional habilita a empresa a conquistar contratos com grandes organizações que só aceitam fornecedores com esses pré-requisitos.

Assim, sua capacitação pode representar a chave de que a organização necessita para garantir aquele sonhado projeto, tornando sua permanência um fator essencial para o sucesso da empresa.

Essa é outra razão para continuar buscando conhecimento, aperfeiçoando sua prática profissional: tornar-se imprescindível.

Demonstra proatividade

O profissional que busca novos conhecimentos e se mantém atualizado, além de ser mais produtivo e, consequentemente, gerar mais lucros, demonstra que não é um funcionário acomodado.

Essa característica — a proatividade — é muito bem-vista pela cadeia de comando de qualquer organização que preze pela eficiência. Além de garantir sua permanência no mercado hoje, ela pode ser o diferencial que o tornará o candidato a um posto de liderança no futuro.

Desenvolve competências além da área técnica

Seja você um engenheiro, advogado, educador, médico ou qualquer outro profissional, o fato é que, muito provavelmente, os outros graduados na mesma área têm condições de realizar o mesmo trabalho e executar as mesmas tarefas.

Talvez você tenha conseguido se destacar por sua experiência ou competência. Porém, se oferecer um diferencial é realmente uma prioridade para sua carreira, aposte em adquirir competências que não estão previstas na grade normal de seu curso.

Existem inúmeras vantagens para uma organização possuir colaboradores que, além de competência técnica, possuem habilidades adicionais.

Por exemplo: um engenheiro pode ter imensa habilidade para planejar e executar projetos, mas isso é o que se espera de todos os seus colegas de profissão. Se, além disso, ele tiver competência para liderar equipes e motivar os outros funcionários, certamente será valorizado pela empresa.

O mesmo acontece com o médico que também entende de gestão ou com o educador que sabe utilizar a tecnologia para agregar valor ao seu serviço. Portanto, observe bem quais são as competências desejadas em sua área e aposte nelas para se destacar da maioria.

fonte: Portal Educação

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