Qual a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho?

Qual a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho?

O diploma de um curso superior nem sempre é o bastante em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para conquistar maior destaque e oportunidades na carreira, é importante investir em cursos para maior qualificação profissional, se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

As empresas têm buscado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas ao negócio. Por isso, o diferencial está na determinação do profissional em agregar cada vez mais qualificações e experiências ao seu currículo.

O problema é que, muitas vezes, não é fácil conseguir conciliar a rotina profissional com cursos de especialização. Ao mesmo tempo, ficar estagnado provavelmente não vai render oportunidades de ascensão na carreira e você ainda corre o risco de perder o seu emprego para um concorrente mais preparado.

Para resolver esse dilema, é preciso estar atento a alguns detalhes antes de tomar sua decisão. A seguir, mostraremos a importância dos cursos de qualificação profissional para te ajudar a refletir sobre o assunto:

Mantém você sempre atualizado

Grande parte da importância de fazer um curso de atualização é, como o próprio nome indica, estar a par de novas ideias e conceitos que o mundo e o mercado acabam exigindo de nós. As mudanças têm acontecido de maneira muito rápida, sendo extremamente importante se capacitar para acompanhar as demandas que se transformam a cada dia.

Além disso, um curso superior dificilmente consegue abranger todos os conteúdos que um profissional de determinada área precisa saber para desempenhar suas funções. Com o tempo de carreira, vamos adquirindo atribuições e, por consequência, outros conceitos e necessidades vão surgindo. Estar atualizado e preparado para lidar com isso faz toda a diferença e mantém a sua capacidade de ocupar um bom cargo ou conquistar novas posições.

Ensina a lidar com novos desafios

Iniciar um curso de capacitação traz novas responsabilidades, já que, quando você inclui uma tarefa diferente na sua rotina, é muito provável que ela te traga desafios. Saber administrar o seu tempo, cumprir com todas as atividades exigidas, buscar estímulos para vencer o cansaço e estudar após um dia intenso de trabalho, superar dificuldades e absorver conhecimentos são alguns exemplos de desafios diários que essa nova rotina pode trazer.

Sair da zona de conforto é sempre desafiador, mas é importante acreditar nos benefícios que essa decisão vai gerar e saber aproveitar as situações para se tornar um profissional e um ser humano melhor. Embora muitas vezes pareça difícil, uma vida sem desafios pode nos deixar despreparados para enfrentar condições adversas.

Redireciona sua carreira

É comum que haja alguma insatisfação com o mercado de trabalho ou com o curso superior escolhido. Hoje, as áreas de trabalho são muito diversas e um curso de especialização pode ser essencial para você encontrar uma outra direção para a sua carreira.

Em vez de optar por outra graduação, cursos de atualização e capacitação podem ser uma solução mais prática e menos custosa para conseguir novas possibilidades de atuação. Sua trajetória profissional não precisa ficar para sempre presa à sua formação inicial — basta encontrar novos focos e se capacitar para isso.

Permite que você conheça novas pessoas

Seja através da pós-graduação ou em um curso no fim de semana, ampliar sua rede de contatos é fundamental. Muitas pessoas conseguem novas colocações ou oportunidades de trabalho por meio do networking feito em sala de aula, em uma palestra ou workshop. Geralmente, esses ambientes reúnem pessoas que podem ser úteis para sua formação.

Conhecer novas pessoas e manter sua rede de contatos atualizada também desenvolve uma boa comunicação. Por mais tímido ou técnico que seja o seu trabalho, saber se comunicar, trabalhar em equipe e demonstrar segurança podem ser determinantes para conseguir um emprego ou mesmo para mantê-lo.

Além disso, a troca de conhecimento e experiências diferentes pode contribuir para o seu desenvolvimento e qualificação profissional. Nas dúvidas e nos desafios futuros, contar com a opinião de um amigo ou conhecido da mesma área pode contribuir muito para uma decisão mais segura.

Otimiza o seu tempo

Um dos principais desafios que um profissional e estudante deve lidar é com a administração do tempo e o planejamento de suas atividades. Saber gerir as horas do seu dia de acordo com suas responsabilidades é fundamental para cumprir prazos e metas, e ainda cuidar da saúde, conviver com familiares e amigos e divertir-se.

Nem sempre conseguimos manter nossa rotina de trabalho e fazer o curso dos sonhos, às vezes por falta de tempo ou de recursos. Mas, atualmente, há uma grande variedade de opções de cursos para todas as áreas, o que pode facilitar muito nossa busca por maior capacitação e ascensão na carreira.

Faz com que você seja reconhecido

É claro que a decisão de fazer um novo curso deve partir de um desejo pessoal e que nem sempre a recompensa acontece tão rápido. Embora o retorno financeiro ocorra apenas em médio ou longo prazo, investir em cursos aumenta as chances de ser reconhecido e ganhar visibilidade no ambiente de trabalho.

A tendência é que os cargos mais altos, as bonificações e os melhores salários sejam destinados aos profissionais com melhores formações acadêmicas e comprometimento. Portanto, demonstrar engajamento, dedicação e vontade de se capacitar e ascender na carreira pode render bons frutos!

Enfim, se você procura por melhores oportunidades e recompensas salariais, é importante estar atento aos cursos de atualização e especialização que contribuam para sua qualificação profissional. Lidar com novos desafios e agregar conhecimento são fundamentais para a construção de um bom currículo e de uma carreira de sucesso.

fonte: Portal Educação

Você escolhe o caminho. A Fundação Vanzolini está ao seu lado.

Invista em conhecimento, a Fundação Vanzolini prepara você para fazer a diferença!

__________________________

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários