Desde a década de 1980 a Fundação Vanzolini tem realizado atividades de Pesquisa e Desenvolvimento quando foi convidada pelo MCT a participar do PEGQ – Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade. Esse Programa teve como resultados concretos a estruturação do sistema de normalização e qualidade do país como um todo e o desenvolvimento da área de certificação da Fundação Vanzolini. Ao longo desses anos a Fundação Vanzolini tem trabalhado na concepção e desenvolvimento de novas certificações como, por exemplo, o AQUA-HQE, desenvolvido juntamente com instituições francesas.  Esta certificação é o desdobramento de uma tese de pós-doutorado desenvolvida junto ao Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP e visa à sustentabilidade na construção civil.

Dois projetos recentes foram desenvolvidos nas áreas de saúde e de aplicações industriais:

1) Desenvolvimento tecnológico de soluções para uso hospitalar – Cleaner 2.0

Em parceria com o Inovalab, Laboratório de Inovação da Engenharia de Produção da Escola Politécnica/USP e Hospital Albert Einstein, foram desenvolvidos os conceitos e os protótipos de um equipamento para a higienização de cateteres.  Este projeto visa à criação de um produto efetivamente disruptivo que contribua significativamente para a redução dos níveis de infecções no sistema hospitalar.

2) Projeto de um Sistema de Segurança para empilhadeiras

A AMBEV tinha um problema de segurança do trabalhador nos ambientes de movimentação de materiais em seus armazéns e fábricas. Na falta de soluções de mercado que atendessem a essa necessidade, em parceria com a Escola Politécnica/USP e AMBEV foi desenvolvido um sistema de segurança para empilhadeiras utilizando tecnologia RF-ID. O produto foi desenvolvido, testado em bancada e em campo. Uma patente foi depositada e atualmente há duas empresas licenciadas para utilizarem esta tecnologia.