Notícia

Vereador Gilberto Natalini participa de conferência da Fundação Vanzolini na Expo Arquitetura Sustentável

Gilberto Natalini, vereador de São Paulo, que preside  a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade da Câmara Municipal, participou da conferência organizada pela Fundação Vanzolini para falar sobre o projeto de lei “IPTU Verde” e sobre o tema Planejamento Urbano Sustentável. A palestra de Natalini ocorreu no dia 11 de novembro, quarta-feira, em um ciclo de palestras organizado pela entidade, que terminou no dia 12. O evento aconteceu durante a conferência da Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração (de 10 a 12 novembro).

O projeto chamado “IPTU verde” tem como proposta dar até 12% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para prédios sustentáveis e a certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, tem papel fundamental para a cidade, pois exige e comprova que as soluções de sustentabilidade aplicadas nas construções gerem desempenho ambiental, bem estar e melhoria da qualidade de vida urbana.

Além disso, importantes nomes da arquitetura, construção civil, sustentabilidade e design, como os arquitetos Ruy Rezende e Benedito Abbud; Ricardo Toscani, Diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias; Aron Zylberman, Diretor Executivo do Instituto Cyrela; e a jornalista Lívia Pedreira, Diretora da Editora Abril e Presidente da Casa COR, estiveram presentes.

A Cultura e Prática da Construção Sustentável e a certificação internacional AQUA-HQE – a principal certificação de sustentabilidade da construção civil foram os temas centrais do encontro. Segundo José Joaquim do Amaral Ferreira, Vice Presidente e Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini, que fez a abertura do evento, “a certificação já foi concedida para mais de 400 edifícios, o que significa mais de 7 milhões de metros quadrados de construções sustentáveis e mais de 43 mil unidades habitacionais certificadas”.