Notícia

Usinas e reservatórios da CEEE na Serra recebem certificação ambiental da Vanzolini

A CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica – conquistou o certificado de gestão ambiental ISO 14001 para todas as unidades da empresa na região das hortênsias. A entrega do documento aconteceu dia 28 de dezembro de 2011, na sede da empresa em Canela. Participaram da solenidade o diretor de Geração da CEEE, Ronaldo Vieira, o chefe do Sistema Salto, Everton Vieira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Ordenamento Urbano de Canela, Daniel Schlieper e cerca de 40 empregados lotados na região e na Capital.

O Sistema de Gestão Ambiental abrange a sede administrativa de Canela, as cinco usinas (Canastra, Herval, Toca, Bugres e Passo do Inferno) e três reservatórios (Salto, Blang e Divisa), nas cidades de Canela, São Francisco de Paula e Santa Maria do Herval. O sistema de gestão ambiental abrange o gerenciamento de resíduos, atendimento da legislação, preparação para emergências, treinamento de empregados para controle de impactos ambientais, conservação da água e respeito à flora e fauna, entre outros aspectos.

O diretor Ronaldo Vieira lembrou que o cuidado com o meio ambiente está na essência do trabalho da CEEE. “As usinas hidrelétricas pioneiras do Rio Grande do Sul estão aqui e certificar aqui é um reconhecimento histórico, além de ser a semente para as unidades de outras regiões”, afirmou. O secretário Daniel Schlieper ressaltou a parceria da empresa com o município de Canela, lembrando que as usinas da CEEE estão até no brasão do município. Everton Vieira fez um agradecimento especial aos colegas: “Vocês, no dia-a-dia, é que fazem isso acontecer, conhecendo os procedimentos e instruções. Cada um acreditou no projeto e hoje colhemos os frutos”.

Desde 2009, a CEEE já possuía a certificação ambiental ISO 14001 para a usina de Canastra e a sede da empresa em Canela. Em novembro, a Fundação Vanzolini realizou nova auditoria e constatou a conformidade com as normas e leis ambientais em todas as usinas e reservatórios da região da Serra, que, agora, estão certificadas.

Para mais informações sobre a CEEE, clique aqui.

Fonte: Letícia Jardim / Grupo CEEE