Notícia

Treinamentos faixa preta


Em 2008, a Fundação Vanzolini registrou um aumento dos programas oferecidos em Seis Sigma com o lançamento dos cursos de Green Belt, Master Black Belt e Design For Six Sigma (Projeto para Seis Sigma). Esse último é uma versão voltada a serviços e indústrias de processos, como, por exemplo, indústrias químicas.


 


Por entender que existem conhecimentos específicos na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma em diferentes setores e que há a necessidade de treinar os profissionais de acordo com o perfil das empresas, a Fundação possui uma equipe de profissionais altamente capacitada para atender a essa demanda.


 


Em 2009, a Fundação Vanzolini vai oferecer o curso de Black Belt como uma extensão do Green Belt. Ou seja, o aluno formado em Green Belt fará apenas o complemento das disciplinas para se tornar um Black Belt. Ser um Green Belt ou um Black Belt é um diferencial hoje em dia, principalmente em fábricas e empresas de serviços. Existe uma escassez desse tipo de profissional no mercado. Dentro deste cenário, a Fundação Vanzolini oferece cursos para o treinamento de profissionais em um curto espaço de tempo, de acordo com as necessidades da companhia. 


Tanto o Green Belt quanto o Black Belt são profissionais capacitados a aplicar a metodologia Lean Seis Sigma. A diferença é que o Green é capaz de desenvolver um projeto mais simples, enquanto o Black pode desenvolver projetos mais complexos. Há também as nomenclaturas Yellow Belt e Master Black Belt. O Yellow é treinado apenas para participar do projeto, a fim de entender os procedimentos, mas não se envolve na implementação. Já o Master Black Belt é o profissional treinado a manter a implementação do Lean Seis Sigma e liderar demais projetos.  


Para ser um Green ou Black Belt é necessário que o indivíduo seja detalhista, obstinado, voltado a resultados e ser capaz de manter um bom relacionamento com todos os níveis da empresa, além de gostar de enfrentar desafios. Nos treinamentos, os profissionais são orientados para que tenham, entre suas habilidades, a área de exatas, estatística etc. Por isso, normalmente a maioria é formada em Engenharia ou em Administração.