Notícia

Sustentabilidade hoteleira do Brasil inspira padrão internacional da ISO

ISO/TC 228 - Tourism and related servicesFundação Vanzolini está entre os representantes do país em Conferência Internacional

Depois de longa jornada, iniciada ainda em 2012, o Brasil avança rumo a importante vitória junto à ISO – International Organization for Standardization: o país recebeu a aprovação da proposta para criar a norma internacional de um sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem, sugerida no ano passado. Com a permissão, a criação do documento internacional terá como base a norma técnica brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem, criada em 2006, tendo sido revista e ampliada há dois anos.

A discussão e a votação do documento internacional proposto pelo Brasil acontecem durante esta semana, na reunião anual da ISO/TC 228 – Tourism and related services, comitê técnico responsável pela elaboração das normas internacionais do setor turístico, composto por 58 países de todos os continentes, em Kuala Lumpur (Malásia), quando acontecerá a primeira reunião do WG13, grupo de trabalho criado exclusivamente para o debate deste documento.

O trabalho do grupo também revela o protagonismo do Brasil na discussão da norma, sendo liderado e conduzido por Alexandre Garrido, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT-CE 54.0004.01/Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, fórum responsável pela elaboração da norma brasileira que dará base ao documento internacional a ser criado. Além de Garrido, a delegação brasileira que trabalhará no desenvolvimento da norma ISO será formada por Ditmar Bellam (Hotel Blumenberg), Vicente Atz (SPA Dom Ramom), Maria Luiza Salomé (Fundação Vanzolini) e Daniel Spinelli (PS Treinamento).

A conquista brasileira abre a oportunidade de construir, em nível global, uma solução para se aplicar a sustentabilidade nos meios de hospedagem e, com isso, ampliar e fortalecer iniciativas de turismo sustentável no planeta, além de representar o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Brasil há mais de uma década junto ao setor turístico.

Pode-se dizer que a sustentabilidade do turismo no país vive um ciclo que tem se aperfeiçoado e renovado, recebendo incentivos do governo brasileiro e apoio do Sebrae, levando o país a uma marca de mais de 500 hotéis usando um único Sistema de Gestão de Sustentabilidade, o que aumenta a competitividade dos meios de hospedagem brasileiros frente ao mercado internacional do turismo e transformando o Brasil num destino que não frustra as expectativas de seus visitantes quando o assunto é hospedagem.

_____________________________

A Fundação Vanzolini é o primeiro organismo a certificar sistemas de gestão no Brasil. Também é a principal certificadora da construção civil do Brasil, com mais de 17 anos de experiência no setor. Além disso, é Integrante da IQNet – International Certification Network, presente em mais de 150 países, e um dos fundadores da SBAlliance – Sustainable Building Alliance, junto com as principais certificadoras da construção sustentável do mundo.

Acesse www.vanzolini.org.br/certicacao


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*