Notícia

Selo de materiais sustentáveis chega ao mercado da construção

A partir de agora, os materiais de construção sustentáveis podem ter como aliado um selo de identidade ambiental. Desenvolvido pela Fundação Vanzolini, o RGMAT foi lançado dia 14 de março, na Eco House – primeira casa de eventos sustentável de São Paulo, com certificação Processo AQUA – Alta Qualidade Ambiental, também da Vanzolini.

O RGMAT visa demonstrar o desempenho ambiental dos materiais de construção, por meio da declaração ambiental de produto, baseado na avaliação do ciclo de vida, que inclui o consumo de recursos naturais, energia, água, emissão de gases na atmosfera, de resíduos sólidos e líquidos ou substâncias tóxicas, podendo abranger desde a extração mineral, produção, transporte, montagem, utilização, manutenção e desconstrução até a reutilização ou a reciclagem.

Segundo o professor Manuel Martins, da diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini, cresce a procura por produtos e materiais sustentáveis, tanto por parte de empreendedores, projetistas e construtoras, quanto de clientes e revendas. “Esses setores da sociedade sentem a necessidade de uma abordagem por padrões internacionais reconhecidos que permita a comunicação de informações relevantes e confiáveis, uma espécie de RG ou identidade ambiental do produto”, afirma.

Para que as empresas conquistem o selo é preciso realizar a Avaliação do Ciclo de Vida e elaborar a Declaração Ambiental de Produtos, seguindo os requisitos e orientações das normas nacionais e internacionais aplicáveis. Em seguida, por meio de avaliações e auditorias, a Fundação Vanzolini verifica se a declaração do fabricante está de acordo com as normas e se os parâmetros seguem as regras daquela categoria.

“O selo é concedido após o cumprimento de todas as exigências, podendo ser aposto ao produto ou na embalagem, bem como exibido nos pontos de venda e em todo material de divulgação. Além disso, a declaração ambiental de produto será incluída numa base de dados, de livre acesso, podendo ser consultada por projetistas e consumidores que buscam o menor impacto ambiental em construções e reformas”, enfatiza Martins.
    
Benefícios aos fabricantes, profissionais do setor e consumidores finais
Após a avaliação do desempenho ambiental dos produtos, as informações levantadas e classificadas no RGMAT também poderão ser utilizadas para uma melhor definição dos processos, melhorias e otimizações para a redução nos consumos de água, energia e de outros recursos, além da minimização dos resíduos. O RGMAT contribui, ainda, para a identificação de empresas que produzem com respeito e responsabilidade.

Com isso, os profissionais da construção civil poderão reconhecer detalhes nem sempre visíveis, escolher com mais segurança os itens para a construção de um empreendimento, obter informações claras e confiáveis sobre aspectos ambientais, de conforto e saúde, durabilidade, manutenção ou reciclagem.

O setor varejista poderá comunicar ao comprador detalhes sobre o desempenho ambiental dos materiais em pontos de venda, transmitindo ao consumidor final maior segurança, facilidade de orientação, melhoria no atendimento, seriedade e comprometimento com o menor impacto ambiental dos itens disponíveis.

Essa iniciativa também beneficiará o usuário final, que terá acesso a informações sobre produtos e materiais que demonstraram, por meio do selo RGMAT, conformidade às normas e respeito ao meio ambiente. Assim, cada pessoa terá a certeza de que contribuiu para a sustentabilidade ambiental ao adquirir um produto contemplado com o selo.

Mais informações
Tel: (11) 3913-7130 – Fax: (11) 3832-2070
bruno.casagrande@vanzolinicert.org.br