Notícia

SEDS desenvolve curso para implementar a NOB-RH do SUAS

 

A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH do SUAS) foi aprovada pela Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O intuito é delinear os principais pontos da gestão pública do trabalho e propor mecanismos reguladores da relação entre gestores, trabalhadores e os prestadores de serviços socioassistenciais. 
 
Para atender à demanda de desenvolvimento e execução das ações do Plano de Capacitação na área da Assistência Social, e implementar as diretrizes da NOB-RH do SUAS no Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social desenvolveu uma capacitação para até 110 representantes das Diretorias Regionais de Assistência Social e para até 1.950 representantes dos 644 municípios do Estado.   
 
São três cursos na modalidade presencial e semipresencial, com 40 horas cada um. O primeiro foi sobre Política de Assistência Social e ocorreu de 23 de novembro de 2011 até 3 de abril de 2012. Duas turmas presenciais da DRADS e outras 60 semipresenciais participaram da capacitação. 
 
O segundo curso terminou no meio de agosto deste ano, depois de quase três meses de atividades sobre Gestão Social e Estratégias de Combate à Pobreza. O terceiro e último curso tem início ainda nesta semana, no dia 23 de agosto, e está previsto para terminar em 18 de dezembro deste ano. Servidores municipais e atores da assistência social em todo o Estado desenvolverão ações sobre o tema Organização de Estratégias Intersetoriais em Redes Sociais e Territórios Vulneráveis. 
 
A Fundação Vanzolini foi chamada para integrar a parceria entre a SEDS e a Fundap, e participar da gestão das ações de desenvolvimento do curso, da disponibilização dos conteúdos em diferentes mídias e do monitoramento da sua execução. 
 
Nos cursos, os servidores trabalham pelo Programa tecReg e em um Ambiente Virtual de Aprendizagem com videoconferências, gravações em vídeo, roteiro de atividades presenciais e a distância, associando as expertises da Fundap e da Fundação Vanzolini em propor soluções que atinjam grandes públicos e alcancem pessoas em diferentes locais. Os recursos favorecem interação, compartilhamento de conteúdos por áreas de interesse e a colaboração entre todos os envolvidos no processo.