Notícia

Residencial que abrigará os atletas das Olimpíadas de 2016 recebe Certificação AQUA-HQE

O grande volume de obras e requisitos de acessibilidade para atletas paralímpicos determinou a logística da obra e do projeto de arquitetura da residencial Ilha Pura Vila dos Atletas, novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Ao todo oito equipes de engenharia independentes foram destacadas para a construção simultânea do complexo residencial que conta com 31 torres de 17 andares cada e um parque linear. O empreendimento que abrigará os atletas olímpicos e paralímpicos em 2016 conquistou a Certificação AQUA-HQE Bairros e irá se tornar, ao término do evento, um dos mais modernos bairros planejados e sustentáveis do Rio de Janeiro. O empreendimento é o primeiro a receber a certificação AQUA-HQE Bairros e Loteamentos no Rio de Janeiro, além de ter todas as torres certificadas pelo AQUA-HQE Habitacional.

A certificação é a primeira a levar em consideração as especificidades do Brasil para a elaboração dos critérios de desempenho da qualidade ambiental do edifício e dos requisitos para o sistema de gestão do empreendimento. O projeto foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental, divididos em três grandes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas.

Clique e leia a matéria na íntegra.

Fonte: Revista Téchne