Notícia

Professora fala sobre Liderança e Comunicação na Rádio CBN

No dia 28 de abril, a Rádio CBN transmitiu a entrevista da professora Rita Fucci-Amato, da Fundação Vanzolini, em seu programa Mundo Corporativo, que vai ao ar todo sábado, às 08h. Entrevistada pelo jornalista Mílton Jung, a maestrina e pós-doutora em gestão pela USP abordou a comunicação como ferramenta da liderança e sobre seu livro A voz do líder: arte e comunicação nos palcos da gestão (Editora Campus / Elsevier).

Rita ministra dois cursos de Atualização na Fundação Vanzolini: A voz do líder: arte e comunicação nos palcos da gestão (8 horas) e A arte de liderar: criando equipes de alta performance (16 horas).

Sobre os cursos

Com uma abordagem transdisciplinar, os cursos alinham o desenvolvimento e a discussão de conteúdos teóricos – como automotivação, clima organizacional, autoridade e delegação (empowerment) – a uma série de atividades práticas, visando à provocar mudanças comportamentais perenes na vida dos alunos. O paralelo entre arte e gestão guia o aprendizado da liderança e da comunicação, com aplicações imediatas no dia a dia. Exemplos de grandes líderes – como Gandhi e Luther King – e suas diferentes formas de influência e comunicação são analisados e logo os participantes passam de uma posição passiva à condição de sujeitos ativos, descobrindo cada um seu próprio estilo de liderar e comunicar nos diversos “palcos” da vida profissional e pessoal.

A professora Rita Fucci-Amato destaca o paralelo, abordado nos cursos, entre o trabalho do líder e do maestro. “Assim como um maestro diante de uma orquestra ou coral, o líder de um projeto e de uma equipe tem que aprender a não apenas falar, mas a ouvir seus liderados, harmonizando a música produzida em conjunto, inspirando-os a aperfeiçoarem os resultados pelo trabalho em equipe”, afirma.