Notícia

Professora da Vanzolini lança livro sobre música e gestão, com prefácio de Isaac Karabtchevsky

A maestrina e professora do curso A arte de liderar: criando equipes de alta performance, da Fundação Vanzolini, Rita Fucci-Amato, lança nos dias 12 e 27 de abril o livro Do gesto à gestão: um diálogo sobre maestros e liderança, pela editora Nversos, em co-autoria com o também maestro Martinho Lutero Galati e com prefácio de Isaac Karabtchevsky. Rita, que também é pós-doutora em Gestão pela USP, traça um paralelo entre o trabalho do maestro e o dia a dia do administrador e do líder, buscando captar as sinergias dessa comparação para além da metáfora.

A intenção do livro é debater as múltiplas atividades que os maestros de coros e orquestras exercem dentro e fora do palco. De que forma no dia a dia dos músicos o papel de técnico-musical soma-se ao de gestor empresarial, com atividades que vão desde a relação com patrocinadores e profissionais de marketing, até a gestão financeira do grupo. Durante o ensaio, motivação e liderança são as palavras-chave na realização de uma atividade trabalhosa e cansativa, mas capaz de gerar beleza e emoção estética. Gerenciar projetos, inovar, empreender também se somam à fina arte dos gestos quando se trabalha com equipes criativas como as orquestras e coros.

Rita destaca: “Isso revela uma imagem do maestro que foge daquela comumente propagada: a do líder poderoso e bem trajado que comanda cantores ou músicos pela teatralidade dos gestos. É esse o mito que muitos autores da área de administração e negócios difundem para executivos como o exemplo do comando eficaz”. E a autora ainda lembra o veredito de Henry Mintzberg, em um artigo na prestigiosa revista Harvard Business Review: “Quando o maestro sobe ao pódio e levanta sua batuta, os músicos respondem em uníssono. Outro movimento, e todos eles param. Essa é a imagem do controle absoluto – gestão capturada perfeitamente em caricatura”.

Os lançamentos da obra ocorrerão em duas ocasiões:

12 de abril de 2013, sexta-feira, 19h – Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, com concerto do Coro Luther King (prêmio APCA 2012 de melhor conjunto coral)

Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros, São Paulo.

27 de abril de 2013, sábado, 11h – Sala São Paulo, Loja Clássicos, com concerto do Coro Luther King

Praça Júlio Prestes, 16 – Santa Cecília, São Paulo.

Imagens e outras informações:

http://dogestoagestao.blogspot.com.br/