Notícia

Professor José Renato Santiago fala sobre o Capital Intelectual

Em entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro, o professor da Fundação Vanzolini José Renato Sátiro Santiago fala sobre o grande desafio das organizações, o Capital Intelectual, que também é tema de livro escrito por ele.

Segundo José Renato, o conhecimento tem assumido papel de principal ativo das empresas em favor do crescimento, já que, estas dependem do capital intelectual para se perpetuarem competitivas no mercado. Porém, como parte desse capital intelectual não pode ser mensurado, estas mesmas empresas tendem a não conseguir utilizá-lo de maneira satisfatória.

É aí que entra, ainda de acordo com o professor, a gestão do conhecimento, e as formas como os benefícios do capital intelectual serão descobertos e utilizados da melhor maneira. Todo profissional disponível tem condição de proporcionar o melhor resultado naquela etapa do processo. Quando essa condição é bem trabalhada por parte da gestão, gera os resultados esperados para o sucesso da organização.

Ouça a matéria na íntegra.

José Renato Sátiro Santiago Junior – Professor da Fundação Vanzolini no MBA Executivo em Gestão de Operações – Produtos e Serviços, na pós-graduação em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e no curso de capacitação de Aplicações para Gestão Estratégica do Conhecimento