Notícia

Professor da Fundação Vanzolini lança livro sobre resiliência e seu desenvolvimento no Brasil

Com a finalidade de proporcionar a compreensão e a atualização do conceito resiliência, que sofreu significativas mudanças nos últimos 30 anos, George Barbosa, professor da Fundação Vanzolini lança o livro Resiliência: desenvolvendo e ampliando o tema no Brasil. É o primeiro no Brasil que sistematiza, conceitua e apresenta métodos com resultados de pesquisas obtidos por autores que atuam em diversas áreas e que se encontram espalhados pelo país.

A publicação aborda a resiliência como uma habilidade e modo de compreensão da vida. Apresenta uma diretriz sobre o desenvolvimento do tema nas últimas três décadas.

O livro é indicado para pessoas que buscam entender o conceito de resiliência, acadêmicos da área, profissionais que promovem treinamento empresarial. “Muitas pessoas ainda tem uma visão equivocada do tema, referente ao entendimento dos anos 80. Hoje é visto de forma moderna, dentro do mapeamento cognitivo-comportamental”, afirma George Barbosa.

No âmbito corporativo, a resiliência tem papel fundamental para construção de uma carreira de sucesso. Em momentos de estresse e pressão um líder deve saber como promover as mudanças necessárias para alcançar seu propósito. “Crescer, buscar soluções e virar o jogo em um momento de adversidade empresarial é a marca de um profissional resiliente”, declara George.

A publicação reúne 14 artigos de profissionais e pesquisadores sobre o tema. Apresenta métodos com resultados obtidos por pesquisas de diversas áreas distribuídas em 355 páginas. O livro Resiliência: desenvolvendo e ampliando o tema no Brasil está disponível no site do Clube dos Autores e Livraria Saraiva em versões impressa e digital.

Sobre o autor
George Barbosa, reconhecido por criar uma metodologia científica para o tema da resiliência, é professor do curso de atualização “O Líder Resiliente”, na Fundação Vanzolini e diretor científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE).