Notícia

Professor da Fundação Vanzolini fala sobre vantagens dos sistemas em nuvens

A computação em nuvem (cloud computing) é uma das grandes revoluções no mercado de tecnologia da informação (TI). Entender a TI como um conjunto de serviços disponíveis na rede representa não apenas uma economia de equipamentos e de espaço físico. Traz, principalmente, perspectivas de redução de custos e possibilidades de contar com uma infraestrutura ajustável às necessidades.

Pietro Delai, Consulting Manager da empresa de consultoria IDC, informa que os gastos no Brasil com esses serviços crescerão mais de 60% este ano, ultrapassando US$ 500 milhões.

Isso acontece porque a cloud computing tem-se provado um modelo econômico, prático e inteligente de gerir as informações. “Antes, era necessário adquirir uma máquina para introduzir um novo hardware ou comprar um CD para o software. Com a nuvem, contrata-se o serviço, que é instalado na própria internet. Não se gasta mais tempo”, explica Eduardo Zied Milian, consultor e professor de gerenciamento de projetos e estratégia de TI da Fundação Vanzolini.

Entre os benefícios da cloud computing está sua capacidade de ser elástica, ou seja, de se adequar automaticamente à necessidade do cliente. Também são apontadas como vantagens a possibilidade de acesso aos dados em qualquer lugar, além das garantias de segurança (firewall), backup e suporte total para a infraestrutura básica contratada.

Para empresas de diversos tamanhos

A tecnologia de computação em nuvem não é mais exclusiva de grandes corporações. Suas facilidades já estão ao alcance de empresas de todos os portes.
 
As empresas, independentemente de porte, podem dispor do suporte de um provedor com tecnologia de ponta e passarem a se preocupar somente com seus negócios e seus mercados. “O diferencial ao longo do tempo será a capacidade de inovar de forma constante e dinâmica, sempre à frente da concorrência”, diz Adriana Coutinho, diretora executiva Embratel Claro Empresarial e Cloud.

Contar com sólida estratégia digital, nesse contexto, afirma Adriana, torna-se uma necessidade, e não mais uma opção. “E esta estratégia não é mais de TI, e sim do negócio como um todo”, acrescenta.

Entre as principais ofertas da Embratel estão soluções de servidores virtuais, presença web, e-mail corporativo, backup online e segurança de dados. As empresas interessadas podem simular no portal as ofertas disponíveis e verificar as que mais atendem às suas necessidades. Os serviços custam a partir de R$ 8,90 por mês (backup online).

 

Fonte: G1