Notícia

Processo Aqua em BH

No dia 22 de setembro, quarta-feira, às 18h15, Bruno Casagrande, da diretoria de certificação da Fundação Vanzolini, ministrará a palestra ?Sustentabilidade na Construção Civil ? Certificação AQUA?. A palestra será realizada durante o Seminário Internacional de Sustentabilidade e EcoConstrução, em Belo Horizonte (MG). O conteúdo trata dos benefícios e mecanismos da certificação AQUA para empreendimentos residenciais, corporativos, industriais ou comerciais. 


Criada em 2008, a certificação AQUA já conta com 14 empreendimentos certificados. Entre eles estão, em São Paulo, o Cidade Jardim Corporate Center, da Incorporadora JHSF; o Showroom Casa Natura; o Centro de Eventos Nortel; e duas escolas estaduais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE). Na Bahia, há dois empreendimentos residenciais da construtora Ecomundo. No Rio de Janeiro, em Niterói, a unidade da loja Leroy Merlin já obteve a certificação de todas as fases. Em Nazaré Paulista (SP), a Escola de Sustentabilidade ? ESCAS, da Fundação IPÊ – Campus Natura já obteve a certificação até a fase Concepção. Em Taguatinga (DF) a segunda loja da Leroy Merlin está certificada em todas as fases. Dessa forma, o Processo AQUA vai se disseminando no Brasil.
 
A certificação AQUA é adaptada à realidade brasileira e baseia-se em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde, que devem ser atendidos em todas as fases dos empreendimentos: Programa, Concepção (Projetos), Realização (Construção e entrega) e Operação, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente, consumindo menos recursos naturais e gerando menos resíduos, ao mesmo tempo que garantem as condições ideais de conforto e saúde para os usuários.
 
Os critérios de avaliação de desempenho para a certificação AQUA são rigorosos e sua verificação é feita por meio de auditorias presenciais em todas as fases. Ao mesmo tempo, não prescrevem soluções de projeto, que devem ser adotadas de acordo com o contexto local e o programa de necessidades do empreendimento, considerando região, clima, vegetação, comunidade local, entre outros fatores. Outro detalhe importante no processo AQUA é o estímulo à consideração de soluções passivas e ativas para a redução de impactos ambientais e custos operacionais da construção.


Entre as soluções passivas, que podem ser empregadas sem custo adicional, estão a orientação das fachadas de modo a obter iluminação natural; cobertura destacada do forro, para melhora da ventilação natural; e sombreamento das faces ensolaradas com utilização de vegetação para reduzir o calor no interior do imóvel. Se forem adotadas já na fase do projeto arquitetônico a habitação sustentável pode ter um custo similar à convencional. Já as soluções ativas podem incluir adoção de vasos sanitários com descarga de seis litros, torneiras e chuveiros economizadores, sistemas de aproveitamento de água da chuva e reuso de água, lâmpadas de alta eficiência energética, uso de energia solar para aquecimento da água


Bruno Casagrande ressalta que, hoje em dia, é necessário repensar o conceito de custo da obra, levando em conta também a fase de operação, cujo custo, ao longo dos anos, é muito maior do que o valor gasto na construção. Num horizonte de 30 anos, do custo total de construção e operação de um edifício, cerca de 20% correspondem à construção e 80% à operação. ?Ou seja, se um edifício for sustentável e, conseqüentemente, tiver custos operacionais mais baixos, os investimentos adicionais realizados na fase de construção terão um rápido retorno.


A Certificação AQUA, desenvolvida pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, é abrangente e inclui parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional. Sua metodologia, baseada no HQE Francês, é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia , Itália  e Estados Unidos ), que fazem parte da SB Alliance, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador e ocupa a vice-presidência. Mais informações pelo site Processo Aqua: www.processoaqua.com.br


Palestra: Certificação AQUA ? Alta Qualidade Ambiental. 
Data: 22 de setembro, quarta-feira
Horário: 18h15
Local: Universidade FUMEC
Endereço: Rua Cobre nº 200 ? Cruzeiro ? Belo Horizonte ? MG


Seminário Internacional de Sustentabilidade e EcoConstrução
Data: 21 e 22  Setembro de 2010
Horário: das 9h às 18h00

Mais informações:
(31) 3786-1760
http://portal.ecoconstruct.com.br