Notícia

Polícia Militar Ambiental de São Paulo recebe certificação

Foi durante a IV Conferência Internacional Processo AQUA, na última quarta-feira (13), em evento que fez parte do núcleo de conteúdo da Feicon Batmat 2013, realizado no Parque Anhembi, que o Comandante da 5º Companhia da Polícia Militar Ambiental, o Capitão Pedro Alessander Barbosa, recebeu a certificação Processo AQUA, na fase programa, de dois projetos para a construção de novas unidades destinadas ao policiamento ambiental.

Os projetos foram realizados para a construção de um batalhão, localizado no bairro da Casa Verde, e um Centro de Treinamento para o Policiamento, na Vila Guarani, próximo ao Jardim Botânico. A certificação Processo AQUA é uma chancela internacional da construção sustentável baseada no processo francês Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale). Além desses dois projetos, a Polícia Militar Ambiental trabalha para receber a certificação em outro batalhão na cidade do Guarujá.

Para o Capitão Barbosa, a certificação é uma inovação dentro da Polícia Militar Ambiental e afirma, “fizemos uma pesquisa e constatamos que a certificação ambiental realizada pela Fundação Vanzolini é a mais adequada às nossas necessidades, pelos processos de auditorias presenciais e pela adequação dos referenciais técnicos à realidade brasileira”, pontua.

Ainda segundo ele, a entrega dos certificados materializa um projeto iniciado em 2012, que foi a assinatura de um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o que viabilizou a construção de novas unidades para a Polícia Militar Ambiental. Os projetos estão sendo desenvolvidos pelo Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo

Acesse o site do Processo AQUA