Notícia

PEIEX: Convênio é firmado para potencializar exportações na região do ABCD

Convênio Peiex

Incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, com foco em micro, pequenas e médias indústrias na Região, são os principais objetivos do convênio Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora) firmado nesta terça-feira (17/05) entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Fundação Vanzolini.

Este é o segundo termo de adesão e cooperação técnica para ampliar o alcance das ações do projeto nas sete cidades. As ações foram iniciadas há cinco anos e, até março deste ano, 150 indústrias da Região foram atendidas, principalmente dos setores metal mecânico, metalúrgico, moveleiro e plástico.

O novo convênio prevalece até 2018, com a meta de atender cerca de 420 empresas. Por meio da parceria, as entidades irão trabalhar para divulgar regionalmente o projeto, fortalecendo e preparando os negócios para oportunidades no mercado externo. De acordo com o gestor do projeto em São Paulo, Sérgio Magalhães, toda empresa com poder produtivo tem capacidade de exportar, mas algumas barreiras precisam ser quebradas.

“Muitos empresários têm receio do projeto, achando que vamos divulgar ou fiscalizar as operações internas da empresa, e isso não acontece. Nós somos de iniciativa privada, sem relação governamental, e prestamos serviços para melhorar o desempenho das vendas e a gestão empresarial com foco nas exportações. Em um momento em que o cambio favorece a produção nacional destinada ao exterior, as indústrias podem aproveitar e alavancar os negócios sem medo das burocracias, porque vamos apontar caminhos mais simplificados”, disse.

Na avaliação do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Rocco, as empresas da Região necessitam de capacitação para conquistar novos mercados com o incentivo das entidades representativas.

“As secretarias de Desenvolvimento Econômico das sete cidades precisam trabalhar em conjunto e mudar a cultura do empresariado, porque é preciso primeiro organizar os fluxos da empresa e ter competitividade para construir relações com o mercado externo”, afirmou.

COMO PARTICIPAR

O Peiex é desenvolvido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)sem custos às empresas, no entanto, o empresário deve estar disponível para verificações de procedimentos e controles existentes nas diversas áreas da indústria, assim como participar das reuniões de capacitação. Também não há critérios de seleção segundo porte ou segmento da empresa.

As empresas interessadas em receber a capacitação por meio do projeto podem entrar em contato com a Agência de Desenvolvimento pelo telefone 4433-7352 ou através do email eventos@agenciagabc.com.br.

Mais informações podem ser encontradas no site do Peiex.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*