Notícia

PEIEX analisa mercado de exportação para pequenas e médias empresas

Infográfico - Apex BrasilUm levantamento realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) revelou que as exportações de pequenas e médias empresas cresceram, apresentando aumento de 13,4, alcançando a marca de S$ 1,9 bilhão. A pesquisa revela também que um total de 2.036 micro companhias brasileiras negociaram mercadorias para o exterior, entre janeiro e agosto deste ano.

Os números refletem um aumento de 7,5% em comparação ao mesmo período de 2014, quando 1.894 exportadoras do mesmo porte conseguiram fazer negócios com outros países. Ou seja, 142 novas PME’s se lançaram no mercado internacional mesmo em meio ao cenário de crise externa.

Para Christiano Braga, gerente de exportação da Apex-Brasil, o crescimento é resultado do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que auxilia as empresas a serem competitivas no mercado internacional – como o desenvolvimento de sistemas de vendas e estratégia de marca.

O critério da Apex-Brasil para definir o porte das empresas leva em consideração o volume exportado e o número de empregados, conforme define o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As empresas bem preparadas certamente vão exportar em 2015, 2016 e 2017, transformando-se em exportadoras contínuas.

Através do PEIEX, cada empresa avaliada tem acesso a uma solução customizada, de acordo com o nível de maturidade para exportar. O acompanhamento pode durar até dois anos, segundo Sérgio Magalhães, coordenador do PEIEX em São Paulo.

A Apex-Brasil e a Fundação Vanzolini são os responsáveis pelo projeto no Estado de São Paulo. Saiba mais em: www.peiexsp.com.br

Fonte: Portal Brasil

 

 

 

 

 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*