Notícia

PDR: Prefeitura de Santos inova ao bonificar servidores públicos

Apresentação do PDR

Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de Santos apresenta o PDR e seus primeiros resultados.

O PDR (Participação Direta nos Resultados) é um sistema de indicadores de desempenho para suporte aos contratos de gestão de metas e resultados da Prefeitura de Santos. O programa de mérito por resultados, muito utilizado na iniciativa privada é considerado inovador ao ser aplicado no funcionalismo público.

O programa, que foi implantado em meados de 2013, contou com a consultoria da Fundação Vanzolini no desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho para serem consagrados no contrato de gestão entre a prefeitura da cidade e os servidores. Segundo Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, Secretário Municipal de Gestão, o que antes era mensurado de maneira informal, passou a seguir métodos técnicos com o auxílio da Fundação Vanzolini.

Em 2014 as secretarias de Assistência Social, Cidadania, Educação, Finanças, Gestão e Saúde e Ouvidoria Pública foram convidadas a iniciar o processo de modernização da gestão. Em 2015, a Prefeitura de Santos assumiu um desafio ainda maior: incluir os 12 mil funcionários da administração no plano e na sequência Cohab e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também se uniram ao programa.

Os números positivos e a bonificação de funcionários são incentivos a quem está entrando agora no programa e ao servidor que já foi contemplado com a premiação consolidando a cidade de Santos como uma das pioneiras do país que tem o PDR universalizado, com a difusão de boas práticas gerenciais de gestão.

Ainda dentro do processo de implementação do programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), a Secretaria de Gestão da Prefeitura de Santos realizou treinamento sobre Ferramentas da Qualidade e workshops para servidores e gestores. Com a consultoria técnica da Fundação Vanzolini, os servidores foram familiarizados com a implantação dos Indicadores de Desempenho visando o acompanhamento, a análise de resultados, os reforços conceitual e prático dos gestores e o enraizamento do ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir, na sigla em inglês) associado a cada indicador, formas de trabalho que orientam o processo de tomada de decisão em prol do crescimento de uma organização.

Apresentação do PDR

Prof. Antonio Muscat, coordenador de projetos da Fundação Vanzolini, durante apresentação do PDR.

Em 2016, a ampliação do PDR para todas as secretarias abrange 235 metas a serem cumpridas com o intuito de aprimorar o atendimento à população, reduzir os trâmites burocráticos na máquina administrativa e aumentar o grau de satisfação do contribuinte com o serviço público.

No segundo semestre deste ano cerca de 50 servidores públicos se preparam para um novo desafio: tornarem-se auditores internos em uma ação que garantirá a Prefeitura de Santos a construção de um legado para as gestões futuras. Para o professor Antonio Rafael Namur Muscat, coordenador de projetos da Fundação Vanzolini “a organização e o comprometimento de todo o funcionalismo público envolvido no PDR alçaram a Prefeitura de Santos a um novo patamar na busca por eficiência e qualidade, tornando-a modelo de gestão por valorização do servidor  para outros órgãos públicos do país”.

_____________

Conheça um pouco mais da área de Produtos & Negócios da Fundação Vanzolini que promove soluções para empresas e órgãos públicos no desenvolvimento de pessoas e negócios: www.vanzolini.org.br/consultoria-e-cursos-in-company/


Um comentário para “PDR: Prefeitura de Santos inova ao bonificar servidores públicos”


Thais

Até o presente momento a “bonificação” referida acima não foi paga, nem sequer há uma data para que isso seja feito.

Responder

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*