Notícia

PALESTRA GRATUITA

A Fundação Vanzolini promoverá em 11/2/2010, quinta-feira, palestra sobre a industrialização do software com o objetivo de discutir as tendências e impactos na produção de software.


Objetivo:
– Apresentar os paradigmas da Fábrica de Software, a evolução da Arquitetura de Software e discutir as tendências e impactos na produção de software.


Principais pontos:
· A evolução dos Processos de Software;
· Conceitos e Escopo de uma FS;
· A Indústria de Software;
· Arquiteturas de Software, exemplos de Arquitetura de Software;
· Discussão sobre a Arquitetura Orientada a Serviços ? SOA;
· Arquitetura MDA (Model Driven Architecture);
· Automação e o Futuro;


Horário: das 19h30 às 21h15


Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP
End.: Av. Prof. Almeida Prado, 531 – Cidade Universitária – São Paulo (SP)


Inscrições: gratuitas


Público-alvo:
Gerentes de projetos de software, analistas de negócios, analistas de sistemas, arquitetos de softwares, designers de software e desenvolvedores de sistemas de informação.


Palestrantes:
Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spinola –
possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, professor titular da Universidade Paulista, professor titular da Universidade Federal de Lavras. Realiza pesquisas na área de software há mais de 15 anos, particularmente em qualidade de software. Participa da implantação do CMM/CMMI em empresas industriais e bancárias, inclusive avaliação de processos. Ministra diversos cursos de extensão universitária nas áreas de tecnologia da informação e qualidade de software. Coordenador do eLabSoft onde realiza pesquisas sobre: fábrica de software e processo de software.


Prof. Dr. Ivanir Costa – bacharel em Física pela USP, pós-graduado pela Unip, mestre pela Escola Paulista – Unip de São Paulo e doutor pela Escola Politécnica ? Engenharia de Produção da USP. Consultor em Engenharia de Software, em desenvolvimento e implantação de processos de desenvolvimento, técnicas e ferramentas Case, tendo atuado nos últimos vinte anos em grandes empresas brasileiras. Atualmente tem se especializado em tecnologias OO, Qualidade de Software e em desenvolvimento de Fábricas de Software, bem como em métricas para estimativas e medições do desenvolvimento de software. Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da Unip, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da Qualidade de Software e Tecnologias em Construção de Software OO do Senac. Consultor e professor da Fundação Vanzolini com atuação nos cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos de Software e do curso de Especialistas em Testes e orientador de mestrandos do curso de Engenharia de Computação do IPT- SP.


 


Ficha de inscrição