Notícia

O uso racional dos recursos públicos

Adquirir materiais, contratar serviços e obras, e assinar contratos com empresas. Quando tudo isso é feito com o dinheiro público, é preciso ainda mais cautela, responsabilidade, planejamento, controle e monitoramento. Pensando nisso, a Secretaria de Gestão Pública desenvolveu um curso para os servidores atuarem no chamado Ciclo de Compras, tendo em vista o uso racional dos recursos públicos.

Desde maio de 2012 até o final deste ano, cerca de 4.800 funcionários do Governo do Estado de São Paulo terão participado do “Ciclo de Formação em Compras Governamentais”, uma formação semipresencial dividida em três edições: “Por que e o que comprar? – Compras na Administração Pública como instrumento de cidadania”, “Como comprar? – Princípios e processos da licitação na Administração Pública”, e “Como gerenciar a compra? – Contrato como instrumento de controle de eficiência e eficácia no contexto de compras na Administração Pública”. 
 
São cinco aulas de seis horas nas duas primeiras formações e três encontros na terceira formação. O segundo curso tem início em agosto e o terceiro e último está previsto para começar em outubro deste ano. As atividades do Ciclo de Compras são desenvolvidas em videoconferência nos ambientes do Programa tecReg e no ambiente virtual de aprendizagem da EGAP/Fundap.
 
A iniciativa é da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap e em parceira com a Procuradoria Geral do Estado e o Centro de Estudos da PGE, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Planejamento e Corregedoria Geral da Administração. A Fundação Vanzolini é responsável por participar das ações de desenvolvimento do curso, da modelagem dos conteúdos nas diferentes mídias e do monitoramento da sua execução.