Notícia

Novo Manual Brasileiro de Acreditação na área da saúde é promovido pela Fundação Vanzolini

Desde o início de janeiro, as organizações prestadoras de serviços de saúde deverão se adequar aos novos padrões elaborados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), para obterem a certificação da entidade. No Brasil, a Fundação Vanzolini é uma das entidades credenciadas para realizar a acreditação em organizações prestadoras de serviços de saúde.  

O novo Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, lançado oficialmente em setembro de 2013, tem o aval da ISQua – The International Society for Quality in Health Care (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde), e alinha seus fundamentos, dimensões e  padrões aos critérios internacionais dessa entidade. Desta forma, a metodologia e os padrões de qualidade da acreditação ONA crescem em termos de credibilidade no exterior, além do próprio fortalecimento de sua imagem no Brasil.

Entre as mudanças processadas, destaca-se a criação das chamadas “Dimensões da Qualidade”, que tem como finalidade orientar a avaliação do desempenho organizacional frente aos padrões definidos, servindo desta forma de “régua” ou “vetor” para a mensuração dos resultados em relação aos padrões apresentados.

Outro ponto de modificação importante foi o que se refere à gestão da qualidade. O tema, que na versão anterior era apresentado de forma independente em uma das subseções, nesta versão foi incorporado nos conceitos de todas as subseções, sendo eliminado como subseção própria. O motivo dessa alteração é a interpretação equivocada de que a gestão da qualidade devia ser tratada por uma única área da instituição, quando a postura mais adequada é a de administrá-la de maneira sistêmica, ou seja, relacionando-a a todos os processos como uma garantia do envolvimento e comprometimento de todos na Organização.

Para conhecer mais sobre estas e outras mudanças do Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, que está em sua sétima versão, consulte a Fundação Vanzolini e inscreva-se em um dos cursos de atualização para a Acreditação disponíveis, abertos e “in company”: Atualização do Manual ONA V.2014, Formação de Multiplicadores ONA e Formação de Avaliadores Internos.