Notícia

Meio Ambiente está entre as áreas em expansão e carece de profissionais capacitados

De acordo com o guia de Pós-graduação e MBA do portal de notícias UOL, o cenário em que muitos analistas trabalham prevê o crescimento da economia brasileira em cerca de 30% até as Olimpíadas de 2016. Isso significa mais dinheiro em circulação, maturação dos setores do mercado e mais oferta de empregos.

Entre as áreas em franca expansão estão as disciplinas ligadas ao meio ambiente. Por isso, a Fundação Vanzolini oferece o curso de Capacitação Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, com inscrições abertas até 14 de março.

Voltadas para gestores e profissionais que buscam conceitos e ferramentas para a implantação de projetos e programas de sustentabilidade nas empresas, as aulas serão ministradas no Centro de Treinamento da Fundação Vanzolini – unidade Paulista, com início previsto para 17 de março e duração de sete meses.

O professor doutor João Amato, coordenador do curso, afirma que foi detectado que “a concepção e o desenvolvimento de produtos e processos produtivos devem incluir, além de variáveis técnicas e econômicas, as novas exigências sociais e ambientais”.

O programa é baseado nos seguintes temas: O paradigma da produção sustentável; O enfoque sistêmico aplicado a projetos de sustentabilidade; Dimensões dos sistemas de produção sustentável (triple bottom line); Estratégia e sustentabilidade; Planejamento e gestão ambiental; Produção Mais Limpa (P+L); Análise do Ciclo de Vida do Produto (Life Cycle Management); Redes de relacionamentos para sustentabilidade; Gestão da cadeia de suprimentos (green supply chain management); Responsabilidade social corporativa; Eco-inovação e mercados “verdes”; Sistemas de indicadores da produção sustentável;  Aspectos do Direito Ambiental; e Projeto e desenvolvimento de produtos sustentáveis (Plano de Negócio Sustentável).