Notícia

Matéria da Revista Harvard Business Review Brasil fala sobre os impactos do MBA na carreira

Os cursos de MBA e de especialização executiva costumam ser vendidos como passaporte para alavancar rapidamente carreiras e salários. Embora seja verdade que as empresas valorizam os profissionais dotados dessas competências, a maioria das pessoas leva algum tempo para colocar em prática o que aprendeu e convencer seus superiores e o mercado de quem merecem um salário melhor.

Ainda assim, uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Catho constatou que o profissional sênior que tem uma especialização ganha 20,6% a mais do que aquele que tem o curso superior completo; com um MBA, o salário é um terço maior; e com um mestrado ou doutorado, chega perto do dobro.  No caso de um coordenador, a especialização e o MBA garantem salários de 31% a 36% maiores; e o mestrado e doutorado, 86% maior.

Entre os gerentes, há um nítido benefício no MBA, que rende um salário 34,5% superior ao de quem tem apenas o curso superior, enquanto a especialização, mais comum nessa faixa, aumenta a remuneração em 12%; com mestrado ou doutorado, o profissional pode ganhar até 60% mais. Na faixa de diretor, as diferenças são bem menores. Um diretor com especialização ganha 13% a mais do que aquele com curso superior completo; com MBA, 16% a mais; e com mestrado ou doutorado, 25% a mais.

Levando-se em conta que geralmente predominam entre as qualidades que as grandes empresas buscam em seus altos executivos atributos intangíveis como liderança, sensibilidade e  flexibilidade torna-se ainda mais importante a escolha do curso por todo o ambiente que oferece, além de um currículo impecável e atualizado. Afinal, essas qualidades dificilmente são ensinadas, mas podem ser desenvolvidas.

Fernando José Barbin Laurindo, professor titular da Escola Politécnica (Poli) da USP e presidente da comissão de pós-graduação da escola e da Fundação Vanzolini, fundada em 1970 e mantida por engenheiros de produção da Poli, não vê inconveniente que o aluno passe da graduação para o curso de especialização e MBA. A Vanzolini tem cursos de especialização, capacitação, atualização e MBA. Para o professor, o profissional pode participar de cada um deles em momentos diferentes de sua carreira.

Clique aqui e leia a matéria completa.