Notícia

Leroy Merlin tem maior número de lojas certificadas sustentáveis no país

Além de líder do mercado de material de construção, desde 2010, a Leroy Merlin consolida sua liderança no Brasil também em construções sustentáveis certificadas. A rede acaba de conquistar sua 14ª Certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental, da Fundação Vanzolini, tornando-se a empresa com o maior número de empreendimentos sustentáveis certificados do país. Para chegar a tal conclusão, considerou-se todos os sistemas de certificação existentes hoje, superando inclusive empresas do mercado imobiliário.

A rede possui atualmente 10 selos AQUA no processo de Construção Sustentável, sendo um para o retrofit da matriz, em Interlagos – bairro de São Paulo, e nove para as lojas, destas quatro possuem também a Certificação de Uso e Operação, ou seja, a Leroy Merlin tem quatro lojas 100% sustentáveis – Niterói (RJ), Taguatinga (DF), Jacarepaguá (RJ) e Campinas Anhanguera (SP), algo inédito no Brasil. Em todas as certificações, desde o projeto até a finalização da obra, tudo foi pensado para proporcionar o máximo de conforto, segurança e facilidade de acesso aos usuários em se tratando de ecoeficiência do edifício e um canteiro de obras de baixo impacto, tanto na sua vizinhança, quanto no meio ambiente.

Construir e Sustentar

A Leroy Merlin tem um Programa de Sustentabilidade, o Construir e Sustentar. Essa preocupação de sustentabilidade partiu dos colaboradores da empresa, que há cinco anos perceberam que poderiam ter a maior variedade de produtos para a construção ou reforma numa só loja, aliado aos princípios de gestão ambiental de cada unidade. O processo ganhou força e entendimento dos diretores da Rede que abraçaram os motivos apresentados e hoje a Leroy Merlin se apresenta como uma empresa que se preocupa com o meio em que está inserido.  As ações do programa englobam, além das construções sustentáveis, a comercialização de produtos ecossustentáveis, campanhas beneficentes e apoio a instituições carentes no entorno das lojas.

Além disso, há também o programa “Educar para a Sustentabilidade” onde os mais de 5000 colaboradores passam por treinamento de sustentabilidade através de um jogo lúdico. “Tudo isso é fruto do processo de Desenvolvimento Sustentável iniciado em 2008 e que hoje é um dos pilares da Leroy Merlin”, destaca Pedro Sarro, diretor de Projetos e Obras da Leroy Merlin Brasil.