Notícia

ISO 50001 visa reduzir impactos ambientais e custo de energia

A ISO 50001, norma internacional voluntária que oferece às organizações os requisitos para sistemas de gestão da energia (SGE), foi lançada em 2011 e pode ser aplicada em todos os tipos de organizações, sejam públicas, privadas, ou do terceiro setor, independentemente do porte.

Oferecida pela Fundação Vanzolini, a implementação da ISO 50001 “visa levar a reduções das emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais associados e do custo de energia, por meio de uma gestão sistemática da energia. (…) Sua implementação bem-sucedida depende do compromisso de todos os níveis e funções da organização, especialmente da alta direção”, diz um trecho da norma.

De acordo com o líder do projeto de implantação da certificação ISO 50001 na Fundação Vanzolini, o auditor Luciano Zorzal, mesmo antes da publicação da norma a Vanzolini vinha acompanhando discussões relacionadas. “Agora, já oferecemos a certificação ao mercado.” Nessa perspectiva, também são realizadas pela Vanzolini palestras de divulgação da norma e da certificação e cursos sobre o assunto.

Leia matéria completa no VanzoliniCert