Notícia

Inclusão digital e mobilização social




Realizado no Campus Party Brasil 2009.


Debatedores:


Rogério da Costa, doutor em Semiótica e consultor da GTE/Fundação Vanzolini, que mediou o debate, destacou episódios recentes em que a Internet foi utilizada como vetor de ativismo social, com destaque para a recente eleição americana, na qual a campanha presidencial de Barack Obama usou a rede para arrecadar verbas (cerca de US$ 750 milhões) e mobilizar partidários em todo o país. “A eleição do Obama, nos Estados Unidos, é um claro exemplo deste fenômeno. Os internautas americanos se mobilizaram e foram fundamentais nesta conquista”, destacou.


Fábio Lima, do Programa Link da Rádio Eldorado, destacou a importância dos blogs como fontes de informação, citando casos em Cuba, onde a imprensa é controlada pelo governo, e no recente conflito entre Israel e o Hamas, no qual um blogueiro fez toda a cobertura diretamente do campo de guerra. “O mais legal na Internet é que você não precisa seguir uma linha editorial para dar sua opinião.


Lobão, cantor e compositor, também se mostrou otimista em relação à utilização da internet como ferramenta de engajamento social. “Estamos em um momento muito fecundo. As oportunidades de mobilização estão em nossas mãos. Antes, havia uma dependência muito grande pelos grandes conglomerados. Hoje, essa dependência está no chão por conta da Internet”, disse.


» Veja a repercussão do debate