Notícia

Fundação Vanzolini promove seminário internacional em parceria com a FIESP e com a Universidade de Harvard

Gestão da Saúde e da SustentabilidadeEvento discutirá a gestão da sustentabilidade e da saúde no Brasil e no mundo

O termo sustentabilidade deixou de ser “moda” e, de alguns anos para cá, passou a fazer parte da pauta da estratégia das empresas de diversos segmentos no Brasil e no mundo. Todos os dias milhares de empresas discutem o que pode ser feito para gerar responsabilidade social corporativa e, dentro desse contexto, inserir um sistema de produção sustentável não somente para agregar valores e cumprir protocolos, mas também para contribuir para o desenvolvimento social e ambiental da sociedade.

Com o tema Sustentabilidade e Gestão, a Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, realiza, em parceria com a FIESP e com a Universidade de Harvard, nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo, seminário internacional sobre Gestão Estratégica da Sustentabilidade e Saúde.

“O primeiro motivo para a realização de um evento como esse é a conscientização da importância de se tratar questões de sustentabilidade socioambiental e saúde como uma atitude de prevenção que cabe, sim, aos dirigentes das corporações, com o desenvolvimento de programas e projetos que estejam sintonizados com as práticas mais modernas e fundamentadas em conceitos e modelos já testados”, afirma João Amato, Presidente Executivo da Fundação Vanzolini.

Na ocasião, será apresentada a visão da Sustainability and Health Initiative for NetPositive Enterprise (SHINE), proposta pela Universidade de Harvard, em sintonia com as mais modernas tendências internacionais, que busca integrar a sustentabilidade e as iniciativas em saúde nas empresas com um modelo de gestão integrada. O evento conta com a participação da renomada professora Eileen McNeely, da Universidade Harvard, dos professores doutores da Fundação Vanzolini, João Amato Neto e Mauro Spinola, que mostrarão como a engenharia de produção e a gestão de operações podem contribuir para a melhoria dos processos socioambientais.

“A parceria da Fundação Vanzolini com a Universidade de Harvard oferece às empresas brasileiras a oportunidade de conhecer o modelo de Gestão Corporativa do Bem-Estar das pessoas. Essa é uma forma de as instituições começarem a se preocupar cada vez mais com saúde dos funcionários, e cada vez menos ter a necessidade de se preocupar com aspectos de doença e afastamento de trabalho”, explica Mauro Spinola, coordenador e professor da Fundação Vanzolini.

O evento é destinado a alunos de mestrado e doutorado, professores e empresas de grande porte que já atuam com o SHINE e no último dia será aberto ao público com evento na FIESP.

Este evento representa a primeira ação da instituição dentre tantas outras que acontecerão em comemoração aos 50 anos da Fundação Vanzolini em 2017.

_____________________

Serviço

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade e Gestão da Saúde

12 e 13 de abril

Dia 12/04 – a partir das 9h30 – Evento acadêmico no Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP

Av. Prof. Almeida Prado, 128, travessa 2 – 2º Andar – Sala FG 232 – Cidade Universitária, São Paulo.

Público: Professores e alunos de mestrado e doutorado.

Dia 12/04 – a partir das 15h – Evento Fundação Vanzolini

Av. Paulista, 967 – 2º andar – Sala 201

Público: Empresas de grande porte que já atuam com o SHINE.

Dia 13/04 – das 8h30 às 12h – Evento FIESP – Gestão Estratégica da Sustentabilidade e Saúde.

Local: Av. Paulista, 1.313 – 4º andar – São Paulo.

Público: Aberto ao público


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*