Notícia

Fundação Vanzolini promove capacitação em sustentabilidade para empresas da indústria têxtil

Revista Costura PerfeitaO termo desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez em 1983, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para atender as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações de prover as demandas, é essencial integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais dentro do mesmo objetivo.

Em busca do reconhecimento sustentável, várias empresas camuflam processos poluentes ou adotam mão de obra escrava para produzir seus produtos. Para auxiliar o consumidor e todas as companhias que desejam se relacionar apenas com as empresas responsáveis não só na esfera ambiental, mas também na social, foram criados as certificações e os selos sustentáveis. Entre eles, a mais reconhecida é a ISO 14001, que discorre sobre as diretrizes básicas para um sistema de gestão ambiental.

A Fundação Vanzolini é um dos principais centros de referência em certificação do Brasil, e sob a coordenação do presidente da Fundação Vanzolini, professor João Amato Neto, promove o Inovatex, capacitação em sustentabilidade para empresas da indústria têxtil. O projeto foi desenvolvido para o Núcleo de Inovação e Sustentabilidade do Texbrasil – criado pela ABIT.

Segundo o professor João Amato, a produção têxtil é ainda um dos setores mais poluidores da indústria, porém, já há exemplos de empresas que começaram a investir de forma significativa em projetos de reuso de água e novas tecnologias de processos que minimizam o consumo de água e energia, e utilizam materiais recicláveis.

Clique e acesse na íntegra a entrevista concedida para a Revista Costura Perfeita.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*