Notícia

Fundação Vanzolini participa de econtro internacional em Paris

O Brasil, através da Fundação Vanzolini, esteve presente no mais importante encontro bienal, a 1ª Cúpula Internacional HQE, em Paris, França,  tendo como representante o coordenador executivo do Processo Aqua, Manuel Carlos Reis Martins. Na  oportunidade, Martins  apresentou alguns cases brasileiros e os resultados já alcançados no país com a utilização da Certificação AQUA-HQE.

Organizado pelo HQE francês, o encontro aconteceu durante a World Efficiency, Show & Congress, em Porta de Versalhes, entre os dias 13 e 15 de outubro, como um dos eventos preparatórios para o COP21 – Fórum de Inovação em Sustentabilidade 2015, que ocorre em Paris de 7 a 8 de dezembro.

Seu objetivo foi compartilhar as experiências das partes interessadas de todo o mundo em termos de sua prática e no que diz respeito aos edifícios sustentáveis.

Por 20 anos, o movimento HQE agregou pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável no ambiente construído. O que resultou  na certificação de 59 milhões de metros quadrados de edifícios. Todos estes edifícios HQE ™ certificados representam uma redução efetiva de 23% das emissões de gases com efeito estufa, em comparação com edifícios não certificados de um tamanho similar, idade e localização.

O HQE ™ surgiu na França, mas já é praticado em 19 países diferentes em todos os 5 continentes, o que comprova sua importância mundial.

Foto da esq. à dir.: Anne-Sophie Perrissin-Fabert, Diretora da Associação HQE; Paul DUPAS, Corrdenador de Projetos da Ecobâtiment (Canadá); Patrick NOSSENT, Presidente da Cerway, Certivéa et Cerqual; Manuel Carlos REIS MARTINS, Coordenador Executivo do Processo AQUA, Fundação Vanzolini; Corinne BLOCK-RAGUIN, Diretora executiva da Cerway; Mohamed ABDELLAOUI, Vice-presidente da  Universidade Internacional de Rabat (Marrocos); Marie-Odile MICHEL-AMIOT, Vice- diretora de Operações Imobiliárias do Ministério dos Negócios e Desenvolvimento Internacionl; Tymon NOWOSIELSKI, Diretor de Operações da Bouygues Immobilier Polska (Polônia).