Notícia

Fundação Vanzolini lança programa de cursos online

As grandes indústrias e empresas, nos dias de hoje, não estão mais concentradas em peso na capital paulista. É cada vez maior a migração para o interior e demais estados brasileiros. Com o objetivo de acompanhar este cenário e proporcionar conhecimento e atualização aos profissionais nestes locais, a Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, lança o Vanzolini Online – cursos de Educação a Distância.

“Com este novo projeto de aulas em EAD a nossa projeção é dobrar a quantidade de alunos em relação ao que temos hoje nos cursos presenciais. Em torno de 25 a 30 professores serão envolvidos nesta iniciativa”, afirma Fernando Tobal Berssaneti, diretor das áreas de Educação, Comunicação e Marketing da Fundação Vanzolini.

Inicialmente, serão seis cursos em EAD, todos com duração de 120 horas. O primeiro a ser lançado é o Sistema Integrado de Gestão, voltado para área de qualidade. “Vamos iniciar com este curso em função da projeção que temos no mercado, no que diz respeito ao tema qualidade e do nosso histórico com os processos de certificações. Assim, serão aulas com foco nas normas ISO 9001, ISO 18001 e ISO 14001. Serão cursos diferentes daqueles que oferecemos presencialmente”, declara Berssaneti.

Após este lançamento, outros cursos já estão programados para serem oferecidos nas áreas de Estratégia, Análise de Negócios, Finanças, Construção Civil, Gestão de Projetos e Marketing. Este último é uma grande novidade no portfólio da Fundação, já que não é realizado presencialmente.

Estrutura das aulas

Alguns cursos em EAD serão oferecidos em parceria entre a Fundação Vanzolini e professores do departamento de administração da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. As aulas serão em formato síncrono, ou seja, ao vivo, e o aluno poderá assistir pelo seu computador. “Esta modalidade, além de garantir a qualidade e o aprendizado efetivo do aluno, permite a interatividade junto ao professor para sanar todas as dúvidas durante a aula. Outro benefício deste formato é a possibilidade de networking entre os alunos, os quais se encontrarão nas aulas e em eventos específicos como nas provas presenciais”, ressalta Fernando Berssaneti.   

O professor que estiver ministrando a aula terá três telas de projeção: um para que ele possa se ver, outra com as informações da matéria e slides de aula e ainda uma terceira  com acesso às perguntas enviadas pelos alunos – estes digitarão suas questões e um  tutor fará um filtro e organizará as dúvidas para serem respondidas em tempo real.              

Para garantir que, de fato, o aluno realizou o curso, haverá controles de acesso ou login, provas e testes que os alunos realizarão durante o curso. Além disso, os alunos terão acesso às perguntas enviadas pelos colegas, à lista de presença e às informações dos demais participantes. 

“O EAD é uma realidade. As instituições de ensino precisam ir até o aluno. Além da mudança física das empresas para outros locais, outro problema que conseguiremos resolver será a questão da mobilidade dos alunos. Hoje, quem mora em São Paulo tem dificuldades para chegar a tempo às aulas”, finaliza Berssaneti.

A Fundação Vanzolini convida empresas e profissionais para o Evento de lançamento da Vanzolini Online

Informações:
Data: 19/8/2015
Horário: 19h30
Local: Centro de Treinamento Fundação Vanzolini
Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista – SP
R.S.V.P.: (11) 3145-3700