Notícia

Fundação Vanzolini lança curso de gestão de pessoas para líderes de operações

A Fundação Vanzolini lança o curso de capacitação em Gestão de Pessoas para a Liderança Eficaz de Operações. Um programa com duração de seis meses, direcionado para líderes operacionais (supervisores, encarregados, entre outros). A primeira turma tem o início das aulas previsto para o dia 22 de fevereiro de 2013 e as inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição, até o dia 14 do mesmo mês.

O objetivo do curso é conduzir os líderes operacionais de empresas industriais, comerciais e de serviços ao domínio de conceitos básicos, melhores práticas e instrumentos essenciais para alavancar resultados na gestão de suas equipes. Por meio de aulas expositivas, simulações, discussões em grupo e atividades práticas, que possibilitem ao participante aplicar no dia a dia os conceitos discutidos em sala de aula, o programa abordará questões como atração e seleção de colaboradores, desenvolvimento de pessoas, reconhecimento e celebrações, fidelização, manutenção de clima organizacional favorável, entre outros.

Boa parte das empresas cobra dos líderes a atuação na gestão de suas equipes, mas poucas os capacitam para essas funções. Exemplo disso é a condução do processo de demissão, uma atividade fundamental dos líderes e que pressupõe algumas competências para condução.

Outro exemplo é a coordenação de processos de recrutamento e seleção, onde os líderes de linha têm forte atuação na definição dos candidatos a serem contratados, mas na maioria dos casos, não escolhem candidatos com base em critérios coerentes para a vaga ou não sabem como fazer entrevistas realmente produtivas.

Líderes têm também a responsabilidade no desenvolvimento e manutenção de um clima organizacional de qualidade, mas muitos não possuem conhecimento sobre as ações que podem ser tomadas para promover um clima organizacional saudável em sua área de trabalho.

Da mesma forma, os líderes devem decidir sobre o budget para treinamento e desenvolvimento de equipes, mas é importante que saibam quais são as possibilidades disponíveis no mercado além da contratação de cursos externos, como mentoring, coaching ou programas de acompanhamento no local de trabalho.

Segundo o professor do curso Gestão de Pessoas para a Liderança Eficaz de Operações, Márcio Camargo,  “esse programa vem atender às necessidades de preparação dos líderes operacionais para o exercício eficiente e eficaz de suas funções de gestor de pessoas”.

O programa prevê a realização de avaliação executive assessment, um método para o mapeamento de competências profissionais, que possibilita identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

O corpo docente da Fundação Vanzolini conta com professores e profissionais com ampla vivência e conhecimento em gestão de pessoas e, durante a programação do curso, prevê-se a participação de líderes empresariais, empreendedores e gestores de equipes de alta performance.

Para mais detalhes acesse: 

Curso de Gestão de Pessoas para a Liderança Eficaz de Operações