Notícia

Fundação Vanzolini e Cerway assinam acordo para criar o AQUA/HQE International

No dia 13 de dezembro, na sede da Ubifrance, em São Paulo, por ocasião da visita ao Brasil do presidente da França, François Hollande, a Fundação Vanzolini, representada pelo Diretor de Certificação, José Joaquim do Amaral Ferreira, assinou um acordo de cooperação técnica com a Cerway, entidade internacional de origem francesa criada pelos líderes da certificação HQE™ (Haute Qualité Environmentale) na França – Certivéa e Cerqual, para a criação de uma nova certificação global que, no Brasil, será denominada como AQUA/ HQE™ International. A Cerway é responsável pela disseminação do HQE™ e pelo desenvolvimento da certificação de sustentabilidade para a construção civil em todo o mundo.

O evento teve a presença da Ministra Francesa do Comércio Exterior, Nicole Bricq, e o protocolo assinado entre as entidades prevê o alinhamento dos referenciais técnicos das certificações brasileira (Processo AQUA™) e francesa (HQE™). O resultado dessa junção será apresentado em março de 2014 com o lançamento da nova certificação.

Mais que isso, a assinatura do acordo de cooperação técnica vai promover uma série de aperfeiçoamentos nos critérios que envolvem a matriz do sistema nos dois países, de modo a ampliar a referência à normalização e regulamentação brasileiras e a convergência com os mais avançados indicadores de desempenho globais. Desde que a certificação Processo AQUA™ foi adotada no Brasil, o mercado vem passando por transformações significativas na forma de planejar, projetar, constuir e operar os empreendimentos de construção.

No alinhamento dos referenciais técnicos, o sucesso da experiência do mercado brasileiro com a certificação AQUA™ foi de extrema importância para a consolidação do novo Referencial Técnico de Certificação AQUA/ HQE™ International, pois realizou importantes avanços técnicos e contribuiu de forma contundente para a internacionalização do sistema de gestão ambiental e seus objetivos de desempenho para edificações.

O evento aconteceu no Ubifrance – Rua Marina Cintra, 94 – Jardim Europa, das 11h às 13h30.