Notícia

Fundação Vanzolini e Cerway anunciam a Rede Internacional de Certificação

O selo de sustentabilidade AQUA no Brasil e a certificação francesa HQE – Haute Qualité Environmentale firmaram uma parceria que criou a Rede Internacional de Certificação AQUA-HQE. Com isso, as construções residenciais e comerciais no Brasil passam a integrar uma rede mundial de sustentabilidade.

O AQUA é uma adaptação da HQE, portanto, no caso dos empreendimentos que já existem, todos receberão automaticamente os dois certificados. Já as futuras construções, além dos selos, passarão a ser avaliadas por critérios tanto brasileiros quanto franceses.

As construções em outros países que quiserem o selo sustentável poderão optar apenas pelo HQE ou pelo AQUA. Para acompanhar a avaliação destes empreendimentos, a Cerway, que emite o HQE, criou um comitê do qual a Fundação Vanzolini, que emite o AQUA, faz parte.

Segundo o coordenador executivo do AQUA-HQE Manuel Martins, “o sucesso da prática da certificação AQUA no mercado brasileiro foi de extrema importância para a consolidação dos novos referenciais, pois propiciou importantes avanços técnicos e contribuiu de forma contundente para a internacionalização do sistema de gestão ambiental e seus objetivos de desempenho para edificações”.

O diretor de certificação da Fundação Vanzolini Joaquim Ferreira ressaltou a importância dos acordos de cooperação técnica entre Brasil e França na área de certificação. O acordo representa uma conquista coletiva internacional que visa trazer benefícios para a sociedade, já que o HQE é um movimento internacional presente em nove países e que respeita a cultura e regulamentação de cada região. 

Acesse: vanzolini.org.br/processoaqua