Notícia

Fundação Vanzolini é acreditada para inspecionar sistemas de distribuição de gases combustíveis

Medidores-de-Pressão

Um dos aspectos mais importantes na prevenção de acidentes ocasionados pelo vazamento de gás em edificações é a inspeção feita por organismos acreditados pelo Inmetro. Por isso, a Fundação Vanzolini investiu em estudos e profissionais e acaba de receber o Certificado de Acreditação para a Inspeção de Redes de Distribuição Interna de Gases Combustíveis (OIA-IG).

Com essa conquista, a Fundação Vanzolini, que é uma das principais entidades certificadoras de sistemas de gestão e qualidade do país, passa a estar apta a oferecer mais um serviço de inspeção e verificação para o setor da construção civil e poderá validar os sistemas internos de distribuição de gás de residências, prédios residenciais e edifícios comerciais.

Paulo Bertolini, da diretoria de certificação, explica que na maioria das vezes as inspeções são realizadas pelas próprias distribuidoras, que também são responsáveis pelas redes externas. No caso de São Paulo, por exemplo, a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) é quem realiza o serviço.

Segundo ele, “a conquista dessa acreditação é importante, pois representa a abertura de um novo segmento de mercado para a Fundação Vanzolini, que é a inspeção direta a sistemas, soluções ou produtos”.

As inspeções OIA-IG seguem critérios técnicos regidos pela NBR 15923 da ABNT e são obrigatórias por lei. Os profissionais aptos a realizarem esse tipo de serviço utilizam equipamentos específicos para realizarem os testes e precisam ter conhecimento sobre redes de distribuição e formação em engenharia ou técnica em mecânica ou construção civil.

Conheça um pouco mais da nossa área de Certificação em: www.vanzolini.org.br/certificacao 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*