Notícia

Fundação Vanzolini é acreditada para conceder etiqueta de eficiência energética PBE Edifica

A Fundação Vanzolini foi acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que ofereça ao mercado a inspeção para concessão da etiquetagem PBE Edifica, que avalia o nível de eficiência energética das edificações.

Parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e desenvolvido em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica, o selo pode ser obtido para edificações comerciais, de serviços e públicas e edificações residenciais, sendo estas de três tipos: unidades habitacionais autônomas (casas ou apartamentos), edificações multifamiliares e áreas de uso comum.

Para a concessão da etiqueta, a Fundação Vanzolini, que hoje é a principal certificadora do AQUA-HQE, vai avaliar aspectos arquitetônicos e de engenharia, como aproveitamento da ventilação natural, orientação das fachadas de modo a obter melhor iluminação natural, insolação, sombreamento, conforto térmico e sistemas de desempenho energético.

Fonte: Techne

 

Com o objetivo de preparar profissionais para atuar na área, a Fundação Vanzolini abre inscrições para os cursos do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) Edifica – Etiquetagem do Nível de Eficiência em Edificações Comerciais e Determinação do nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais, direcionado a pessoas que atuem com construção civil, arquitetura, engenharia e gestão de obras.

“O mercado precisa de profissionais com este tipo de qualificação. O conteúdo do curso é amplo e formatado para transmitir todo o conhecimento necessário para a execução das atividades que envolvem a área”, comenta Paulo H. Bertolini, gerente de novos negócios da certificação da Fundação Vanzolini.