Notícia

Fundação Vanzolini contribui para a primeira certificação do Brasil em uma norma destinada ao processo de desenvolvimento de empresas de software

Uma parceria entre a Fundação Vanzolini, o Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo, o SEBRAE e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES, permitiu que o estado do Espírito Santo tivesse a primeira turma no Brasil certificada em uma norma destinada ao processo de desenvolvimento para empresas de software, a ISO 29110-4.

Esta norma foca em processo de gerenciamento de projeto e implementação de software. Presente no Brasil desde 2012, a ISO/IEC 29110-4 (Norma e Relatórios Técnicos de Perfis de Ciclos de Vida de Software e Guias para Micro-organizações) representam para as micro e pequenas empresas de desenvolvimento de software uma opção de certificação direcionada às demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Percebendo a oportunidade de crescimento para os empreendimentos capixaba, o Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo criou o primeiro grupo no Brasil a buscar a certificação, por meio de parcerias com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) responsável pela metodologia da Norma, com o SEBRAE que aportou recursos e com a Fundação Vanzolini como órgão certificador.

Segundo Airton Gonzalez – Gerente da Qualidade da Fundação Vanzolini – “São avaliados nos processos internos da organização que o nível de implementação do Processo de Gerenciamento de Projetos e do Processo de Implementação dos Softwares da Organização esteja aderente aos requisitos da norma NBR ISO/IEC 29110-4”.

O processo de certificação conta com a participação de auditores qualificados que avaliam o desenvolvimento de softwares e verificam a compreensão da organização quanto aos requisitos da Norma, em especial com relação à identificação de aspectos-chave ou significativos de desempenho, de processos e da operação do Processo de Desenvolvimento de Softwares. 

Para mais informações: (11) 3836-6566

e-mail: certific@vanzolinicert.org.br

Para saber mais acesse o Manual de Comunicação com Cliente- NBR ISO/IEC 29110 – 4, que contém detalhes do processo interno e externo deste programa de certificação.