Notícia

Fundação Vanzolini certifica Banco Bradesco no Sistema de Gestão Ambiental

O Banco Bradesco conquistou, recentemente, a certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, para o Núcleo Cidade de Deus – Matriz da Organização, e para o prédio da Fundação Bradesco, em Osasco. A norma atesta a gestão das atividades para o cumprimento de objetivos estratégicos e ambientais do negócio, destacando o consumo de energia, água e geração de resíduos no Núcleo Cidade de Deus, que corresponde a uma área total de 338.764,00m² de terreno e 170.324,00m² de área construída, onde estão distribuídos os prédios administrativos, incluindo a Fundação Bradesco.   Com ela, a empresa obtêm vantagens competitivas como a minimização de custos, evitando taxações e paradas de produção atualmente impostas às empresas poluidoras.

Ao longo do processo de certificação, várias iniciativas foram implementadas para promover mudanças sensíveis no Núcleo. Atualmente, mais de 15 mil pessoas, entre funcionários e colaboradores, trabalham nas dependências da Matriz do Banco, além dos alunos da Fundação Bradesco. Por meio de ações incorporadas ao dia a dia dos colaboradores, o Bradesco estabeleceu novos indicadores de resultados para o uso consciente da água, redução de energia e gestão de descarte de resíduos.

Para conscientizar as pessoas a respeito das novas práticas sustentáveis, além do que já vinha sendo feito, o Banco se cercou de várias frentes de trabalho que, juntamente com o Departamento do Patrimônio, proporcionaram o sucesso do projeto. Com o apoio da Unibrad – Universidade Corporativa Bradesco, foi desenvolvida uma cartilha da ISO 14001 para capacitar as pessoas quanto às diretrizes da norma e sua correta utilização.

Cerca de cem multiplicadores de todas as áreas do Núcleo Cidade de Deus foram orientados a compartilhar com os demais funcionários as ideias e iniciativas para que os indicadores fossem modificados.

Dentre os esforços que renderam à Instituição a certificação ISO 14001, destaca-se a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a instalação de arejadores em torneiras, a construção de tanques para a captação e armazenamento de água de chuva, a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, entre outros.

Representando o Departamento de Canais Digitais, Grasieli Dias conta que a consciência ambiental se tornou parte do dia a dia dos funcionários da área de operação do Fone Fácil e chamou a atenção dos auditores por ter sensibilizado os colaboradores mais jovens que se engajaram rapidamente. “Criamos uma intranet específica para a ISO 14001 e o resultado, as metas e as contribuições eram reportados para que os funcionários tivessem acesso à informação”, diz Grasieli.

No último dia 26 o Bradesco reuniu os multiplicadores em um encontro para parabenizá-los por sua atuação na conquista da ISO 14001. Foram apresentados os indicadores do ano de 2014, e segundo Anne Saraiva, do Departamento do Patrimônio, a meta do Núcleo Cidade de Deus quanto à gestão ambiental é elevar ainda mais os excelentes resultados mantendo a consciência de que 2015 será um ano de muitos desafios.

Responsável por realizar as auditorias para validar as conformidades com a norma, a Fundação Vanzolini parabeniza a todos os envolvidos nessa importante iniciativa, pela preocupação ambiental e o desenvolvimento de ações sustáveis que servem de exemplo a toda sociedade.

Única entidade brasileira integrada à The International Certification Network (IQNet) – rede composta pelas 38 mais importantes certificadoras no mundo, a Fundação Vanzolini contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país, ao desenvolver e disseminar conhecimento nas áreas de gestão da qualidade, além de avaliar e certificar empresas e órgãos públicos em diversas normas de sistema de gestão. Clique aqui e conheça nossa área de Certificação.

Colaboraram: José Augusto Carregosa (Patrimônio), Hessnie Wakim Tannous (Patrimônio), Thiago Sendon (Patrimônio), Rosemeire Mendonça (DSTN), Gabriela de Carvalho (Canais Digitais), Sandra Saito (Unibrad)