Notícia

Fundação Vanzolini apresenta práticas ambientais durante a Feira Hospitalar 2011

De 24 a 27 de maio, a Fundação Vanzolini esteve presente na 18ª edição da Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, realizada no Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo.

No primeiro dia do evento, durante o Núcleo Conteúdo Programático II Jornada de Sustentabilidade na Saúde, o professor Manuel Carlos Reis Martins, da Fundação Vanzolini, ministrou a palestra “O passo a passo da ISO 14001 na Gestão Sustentável da Saúde”, com enfoque nos benefícios desta norma, como aplicá-la, resultados que podem ser alcançados, entre outros.

Segundo Martins, o processo de aplicação da ISO 14001 na área da saúde avança devido à consciência da importância que os empreendedores dão à eficiência e eficácia de sua gestão ambiental. “As organizações que adotam a certificação ambiental são grandes promotoras desse processo, ao desenvolver a educação ambiental dos seus colaboradores e sociedade. O Hospital Cruz Azul em São Paulo, Fundação Faculdade de Medicina (Divisão Laboratório do Hospital das Clínicas), Intermédica Sistemas de Saúde e Quaglia Laboratório de Análises são algumas das empresas da área da saúde que já aderiram a ISO 14001, após aprovação mediante auditoria aplicada pela Fundação Vanzolini”, explica.

O professor Manuel Martins apresentou também a palestra “Processo AQUA – Prática de construções sustentáveis”, metodologia que visa o menor impacto das construções no País, existente desde 2008 e adaptada à realidade brasileira. Entre os pontos destacados estava o crescimento dessa certificação, aplicação, benefícios para os usuários, empreendedores e meio ambiente, além do incentivo à escolha de materiais sustentáveis, menor custo operacional do edifício, redução do impacto ambiental durante a construção, economia de água e energia, entre outros.  

“Devido à aceitação do processo AQUA no mercado brasileiro, lançamos no fim de 2010 um referencial técnico da certificação AQUA específica para Empreendimentos Hospitalares, com o objetivo de garantir às construções do setor melhores condições de conforto e saúde para os pacientes, visitantes e trabalhadores da saúde. Ao mesmo tempo, promovemos um melhor desempenho ambiental, em termos de consumos e emissões”, destaca o professor.

Foto: Jefferson Bernardes © Preview.com StudioF Imagem