Notícia

Fundação Vanzolini apresenta certificação AQUA para a disseminação de práticas sustentáveis em Jundiaí (SP)

No dia 8 de fevereiro, Bruno Casagrande, executivo responsável pelo desenvolvimento de negócios do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, ministrou a palestra Prática Sustentável: O Modelo das Novas Construções – Certificação AQUA e seus Benefícios. O evento, aberto ao público, foi realizado no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, localizado em Jundiaí, e apresentou informações sobre a consolidação da certificação AQUA no Brasil, seus benefícios e os resultados alcançados com base em projetos da loja Leroy Merlin (Niterói –RJ) e de quatro escolas estaduais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) ligada ao Governo do Estado de  São Paulo.

O evento teve apoio da prefeitura local, Policia Militar Ambiental e da sociedade civil, que estão atuando em cooperação para disseminação das práticas sustentáveis em suas construções, com enfoque na primeira conquista da certificação AQUA para uma unidade da Policia Militar Ambiental . O espaço está previsto para ser construído nos próximos meses com base em critérios de sustentabilidade exigidos pela certificação adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini. Também participaram e apoiaram o encontro, representantes da Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário (Proempi) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

“Vamos contribuir para que as pessoas da cidade tenham acesso a exemplos de práticas sustentáveis através deste futuro projeto da Policia Militar Ambiental para que ele se torne um centro de referência em construção sustentável servindo de modelo para a outras cidades do interior”, explica Bruno Casagrande.

 O intuito da Policia Militar Ambiental em Jundiaí é mobilizar a população local e com isso adquirir o primeiro prédio público construído com base em critérios de eficiência e sustentabilidade. O objetivo deste futuro empreendimento é que ele se torne referência para construções futuras de prédios públicos e privados que pretendam congregar o conceito da sustentabilidade na região.