Notícia

Fundação Vanzolini abre a discussão sobre a emergência de uma política industrial

CartaCapital - Ed. 945

Revista CartaCapital – Edição 945 que conta com a participação dos professores da Fundação Vanzolini falando sobre Indústria 4.0

A revista CartaCapital, em sua edição do dia 29 de março, publicou matéria sobre a falta de uma política industrial para o país, tema levantado pelo Seminário Inovação e Indústria 4.0, realizado pela Fundação Vanzolini, dia 14 de março, no Instituto de Engenharia de São Paulo (confira alguns vídeos deste seminário em nosso canal no YouTube).

Foram entrevistados os professores Eduardo Zancul, que esteve na Alemanha para estudar o Modelo Alemão 4.0 e o professor Mario Salerno, que foi conhecer o Modelo Norte-americano.

A revista retomou o tema na edição do dia 5 de abril,com uma chamada de capa e quatro páginas, assinadas pelo editor de economia Carlos Drumond. A matéria, em resumo, adverte: “país avançado sem manufatura desenvolvida só existe em ficção”.

CartaCapital - Ed. 946

A edição 946 da CartaCapital manteve o assunto política industrial, iniciado pela Fundação Vanzolini, como um dos temas centrais da revista.

O tema é tratado como prioridade pelos países desenvolvidos, e mesmo os BRICs. Segundo o coordenador do encontro, o professor Marcelo Pessoa, a Indústria 4.0 é uma questão estratégica, pois envolve diretamente a produtividade e a capacidade de viabilização da nossa indústria no cenário mundial.

O professor Mario Salerno lembrou que nos Estados Unidos o assunto está diretamente ligado à presidência da república, com frequentes reuniões entre o presidente, industriais e associações empresariais.

Já o professor Eduardo Zancul salientou que o tema Indústria 4.0 é tratado através de um programa estruturado, desde 2011, envolvendo o governo, fabricantes de maquinas e de softwares e universidades.

Enquanto o Diretor de Tecnologia da Abimaq, disse à revista CartaCapital que no Brasil “faltam financiamentos e liderança do governo para a Indústria 4.0 deslanchar”.

Acesse o link e confira a matéria completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*