Notícia

Feira em SP terá casa sustentável com base nos critérios AQUA-HQE

Um novo modelo de casa sustentável está sendo projetado com exclusividade para a Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração, nova feira da Reed Exhibitions Alcantara Machado que acontece de 26 a 28 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O projeto é desenvolvido pela Inovatech Engenharia, cujo diretor, Luiz Henrique Ferreira, antecipa algumas informações: “Temos reservados 120 m² para o projeto, que inclui duas casas separadas por uma pequena praça”. As empresas que terão produtos na Casa AQUA 2014 ou estarão presentes institucionalmente são Leroy Merlin, Onduline, Otto Baumgart, Windeo, Rondobel, Rede Habitat (linha da Cebrace) e a Ecoblock. O projeto arquitetônico é de Rodrigo Mindlin Loeb.

A certificação AQUA-HQE é uma chancela de desempenho ambiental para a construção civil concedida pela Fundação Vanzolini, principal certificadora da construção civil no Brasil. O AQUA-HQE é resultado da convergência dos referenciais técnicos das certificações de origem francesa, HQE, e da brasileira, Processo AQUA – essa última apropriada ao meio ambiente e à evolução da cultura e regulamentação no Brasil. A certificação busca promover e reconhecer as condições ideais de conforto e saúde para os usuários, atendendo integralmente a legislação e obtendo viabilidade econômica por meio da análise do ciclo de vida dos empreendimentos.

A primeira edição da Expo Arquitetura Sustentável tem como objetivo popularizar a utilização de práticas sustentáveis em todos os tipos de imóveis. De 2009 a 2013, as edificações certificadas com o selo AQUA passaram de sete para 215, contabilizando mais de 5 milhões de m² de áreas construídas certificadas. Só em São Paulo são 131 delas, 45 no Rio de janeiro.

Fonte: O Progresso