Notícia

Fecomércio gaúcha busca certificação AQUA na fase programa

O complexo que abrigará o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/Senac está em busca da certificação AQUA referente à fase Programa (projeto). As partes envolvidas no projeto trabalham na definição do perfil da qualidade ambiental do edifício para atender os 14 critérios de sustentabilidade exigidos pela certificação AQUA, adaptada às normas, regulamentações, cultura e condições climáticas brasileiras pela Fundação Vanzolini. Após esse processo de definição serão realizadas avaliações e auditorias presenciais para verificar o cumprimento dos critérios de desempenho do Processo AQUA – Alta Qualidade Ambiental índices de sustentabilidade. Se forem comprovadas as exigências, a certificação AQUA será concedida, ao final das fases Programa, Concepção e Realização, para a primeira etapa da obra – um edifício de escritórios de 17.000 m2 e um centro de convivência de 3.000 m2, na região norte de Porto Alegre.

Segundo o coordenador executivo do processo AQUA na Fundação Vanzolini, professor Manuel Carlos Reis Martins, a introdução dos conceitos AQUA desde a fase do Programa de um empreendimento facilita e permite a aplicação de soluções sustentáveis e técnicas que contribuem para o menor impacto ambiental durante a construção, menor consumo dos recursos naturais e de geração de resíduos.

O projeto de arquitetura da Fecomércio gaúcha nasceu com a premissa da sustentabilidade ambiental idealizado pelo arquiteto Emerson Vidigal, da VA Arquitetura, escritório de Curitiba vencedor do concurso nacional de arquitetura realizado pela entidade entre abril e julho deste ano.
Segundo a arquiteta Márcia Palma, do núcleo administrativo de engenharia do Fecomércio-RS, o empreendimento terá várias soluções sustentáveis que vão proporcionar menor impacto ambiental, desde a construção até o conforto ambiental para os futuros usuários e as comunidades próximas. “Como estamos em busca da certificação para a fase Programa, os conceitos serão avaliados por auditores da Fundação Vanzolini para a definição do perfil da qualidade ambiental do empreendimento. Após a verificação e cumprimento dos índices de sustentabilidade exigidos pelo processo, vamos receber a certificação emitida pelo AQUA”, finaliza Márcia Palma.

“O Processo AQUA foi escolhido dentre as demais certificações de sustentabilidade em edificações por apresentar um sistema de gestão do empreendimento que se diferencia dos demais”, explica Zildo De Marchi, presidente da Fecomércio-RS. “Precisávamos contar com uma ferramenta que nos auxiliasse no planejamento e controle de todas as etapas do projeto e execução da obra”, lembra o presidente, “e observamos que os parâmetros utilizados pelo AQUA são benéficos para as nossas condições climáticas, econômicas e sociais”. Zildo De Marchi afirma que o grupo de edificações será erguido num terreno com mais de 19 hectares, que oferece grandes chances para ampliações, características que não existem nas instalações localizadas no Centro Histórico de Porto Alegre. Segundo o presidente, a região tem possibilidades de melhorias no transporte, saneamento e planejamento urbano, além da facilidade de integração com a região Metropolitana, proximidade a outros centros empresariais importantes, incluindo o aeroporto Salgado Filho. “No local ainda não existem edificações nos terrenos adjacentes e isso nos possibilitará iluminação e ventilação natural para a nossa nova sede”, destacou Zildo De Marchi.

O projeto prevê o uso de coberturas verdes nas grandes áreas de estacionamento; a orientação das edificações para melhor usufruir da luz natural; utilização de brises; a adoção de sistemas de captação de energia solar; de espaços de contenção; tratamento e reaproveitamento da água da chuva; de reaproveitamento e tratamento de águas servidas; de estruturas metálicas para evitar desperdícios e garantir os prazos de execução; da implantação de bicicletários com vestiários para promover formas alternativas de transporte e o plantio de espécies nativas para mitigar o impacto causado pela intervenção em grandes áreas verdes para convívio dos funcionários e usuários.

Nova sede do Sistema Fecomércio-RS
endereço: Avenida Fernando Ferrari, Porto Alegre (RS)
projeto: VA Arquitetura (de Curitiba)
data do início das obras: previsão de início entre 2013 e 2014